04/10/2022 - 15:14 | última atualização em 04/10/2022 - 15:14

Comissão das Organizações Sociais e Filantrópicas toma posse na OABRJ

Grupo empossou 17 membros na noite de segunda-feira, dia 3

Felipe Benjamin

Com um evento no Plenário Carlos Maurício Martins Rodrigues, na sede da Seccional, a OABRJ deu posse, na noite de segunda-feira, dia 3, à Comissão Especial das Organizações Sociais e Filantrópicas. A cerimônia foi comandada pelo presidente da comissão, Bruno Paura, e empossou 17 membros que trabalharão nas atividades do grupo. Compuseram a mesa, além do presidente, o ex-vice-presidente da Seccional, Orquinézio de Oliveira; o advogado André Rosa, e o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Vitor Marcelo, responsável pelo discurso de abertura.

"O que nos traz nesse momento à casa da advocacia é algo muito importante", afirmou o desembargador.

"A comissão foi concebida em Brasília quando a Presidência do Conselho Federal destacou a necessidade de criação de um grupo voltado para o trabalho assistencial aos advogados e seus familiares, aos estagiários, e também à sociedade. A advocacia sofre muito com a morosidade do Judiciário, com o empobrecimento da sociedade no país inteiro, e com situações como a pandemia. Com a criação da comissão em Brasília, houve o compromisso do presidente Luciano Bandeira em trazê-la para o Rio de Janeiro, que é caixa de ressonância do país, e recomeçar o trabalho pós-pandemia em todo o estado, já que temos capilaridade para isso".

Vice-presidente da comissão, o advogado André Rosa destacou a oportunidade que os trabalhos do grupo têm de gerar mudanças verdadeiras para a advocacia e a sociedade.

"Essa comissão e o Bruno têm o poder de reunir pessoas e agregar valores", afirmou o advogado.

"Hoje em dia temos muitas entidades trabalhando e fazendo a sua parte institucional. Quem sabe agora possamos unir forças para construirmos alguma coisa realmente em prol dos menos favorecidos em nossas comunidades. Aqui somos afortunados, cada um à sua maneira, mas podemos, juntos, mais do que dar migalhas, construir algo capaz de gerar desenvolvimento social".