11/04/2016 - 10:38 | última atualização em 11/04/2016 - 14:11

COMPARTILHE

Comissão comemora realização de ato pelo ParCão do Leblon

site Jus Brasil

O Grupo Cachorreiros do Leblon e a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/RJ realizaram neste domingo, dia 10, na Praça Claudio Coutinho, no Leblon, um ato pelo ParCão do Leblon. O evento contou com campanha de doação de animais, orientação jurídica, orientação veterinária e participação de várias empresas de diferentes segmentos animais, como rações, remédios, coleiras e veterinários. Muitos produtos foram distribuídos gratuitamente para os presentes. Cerca de 250 pessoas circularam pelo local durante o evento.
 
Criado em março de 2013, o espaço na praça Claudio Coutinho era devidamente cercado e destinado ao exercício, brincadeiras e socialização dos cães da região e utilizado com regras de segurança.
 
Para Denise Corrêa, presidente da Associação dos Moradores e Amigos da Selva de Pedra (Adespe), o fechamento e a retirada das grades limítrofes, em 2014, foi arbitrário e a coleta de assinaturas foi feita por pessoas que não moravam na região.
 
Agora, os cães não tem outra área para os exercícios e lazer e são obrigados a passear nas coleiras ao invés de frequentarem o espaço livre.
 
A Associação assinou um termo de Regras e Compromissos para o local com a OAB e acredita que conseguirá reabrir o espaço. A Comissão por sua vez, promoverá as articulações com o Poder Público para o alcance dos objetivos.
 
Reynaldo Velloso, presidente da CPDA, foi taxativo:" Com a interdição do ParCão, localizado na praça Claudio Coutinho, estão acontecendo ataques de cães na Praça ao lado, a Milton Campos. Sem limítrofes para preservar a segurança, o problema tende a aumentar. São cerca de 40 prédios e aproximadamente 13 mil moradores. Iremos, juntamente com a Adespe, cobrar a solução para este problema. Os animais necessitam de socialização, a população de confraternização e o poder público de conscientização para a reimplantação do espaço".
 
Na próxima semana será redigido um documento com apoio da CPDA e promovido um encontro com a administração municipal, quando será solicitado a suspensão da interdição do ParCão para que volte a funcionar na Praça Claudio Coutinho.
Abrir WhatsApp