04/05/2022 - 14:10 | última atualização em 04/05/2022 - 14:20

COMPARTILHE

Comissão de Celeridade Processual toma posse na sede da OABRJ

Importância da CCP foi destacada pela vice-presidente da Seccional

Felipe Benjamin


A Comissão de Celeridade Processual (CCP) da OABRJ tomou posse no fim da tarde de terça-feira, dia 3, em cerimônia no Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da Seccional. Considerada por muitos advogados como o principal desafio no exercício da profissão, a morosidade processual, tema do último vídeo da série OAB Explica, atraiu um grande público ao plenário, que acompanhou o evento comandado pela presidente da CCP, Mônica Adur.

"O presidente Luciano Bandeira tem como objetivo nesta gestão justamente o objeto desta comissão: a celeridade processual", afirmou a vice-presidente da Ordem, Ana Tereza Basílio, em sua fala inicial. "Esse é um dia de festa, mas é muito importante mencionar uma tragédia que estamos todos enfrentando, em especial aqueles que atuam no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, onde anos de falta de investimento nos levaram a essa situação caótica de paralisações quase que diárias do sistema de processo eletrônico. É nesse momento de muita luta que surge uma esperança que é uma comissão aguerrida, cuja missão é justamente combater esse tipo de situação".

Mônica agradeceu a seus colegas de comissão e falou sobre os desafios para a próxima gestão.

"As vezes ouço advogados que não são atuantes aqui na casa reclamarem que 'a OAB não faz nada', e isso me incomoda e me chateia", afirmou a presidente.

"Temos advogados empenhados que fazem trabalhos voluntários para toda a advocacia fluminense, e a prova disso é que todas as subseções estão indicando coordenadores para trabalhar na comissão junto conosco. Não 'enxugamos gelo' como de vez em quando ouço. Somos advogados militantes e temos que prezar pela nossa advocacia militante. É a OAB que tem que dar o primeiro passo. Somos protagonistas e responsáveis também pela celeridade processual".

Representaram a CCP no evento a vice-presidente, Feriel Moalla; o secretário-geral, Danillo Cartaxo, e a consultora de Processo Civil, Nivea Locatelli. Completaram a mesa o presidente da OAB/Niterói, Pedro Gomes; o diretor de Valorização da Advocacia da Seccional, Paulo Grossi; o presidente da CCP da OAB/São João de Meriti, Sidnei Gomes, e a presidente da CCP da OAB/Nova Iguaçu, Aline Sandes. 

Abrir WhatsApp