19/06/2017 - 10:01 | última atualização em 19/06/2017 - 18:54

Comissão apoia 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

redação da Tribuna do Advogado

Criada em 2006 como uma das ações estratégicas da Secretaria Especial de Direitos Humanos para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, a Mostra Cinema e Direitos Humanos foi expandida ao longo dos últimos dez anos e, atualmente, ocorre em todas as capitais federais do Brasil. A 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e com apoio institucional da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, terá sua abertura oficial nesta terça-feira, dia 20, às 18h30, na Cinemateca do MAM.

Presidente da comissão, Marcelo Chalréo, participará da abertura. Para ele, é fundamental a Ordem se fazer presente nesses eventos, dando o suporte institucional e a seriedade que o tema merece. A Mostra é uma das estratégias do Governo Federal para consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.

Nestes dez anos, a Mostra expandiu em alcance e em escopo – da América do Sul para o Hemisfério Sul, e no Mundo, além de contar, pelo quarto ano consecutivo, com cerca de mil pontos de difusão pelo país, assumindo assim um caráter descentralizador e democrático.