29/05/2024 - 12:46 | última atualização em 29/05/2024 - 14:33

Começou! Abertura do Mentoria Day celebra a consolidação do projeto multifacetado de capacitação profissional da OABRJ que já beneficiou milhares de colegas

Biah Santiago

Ávidos para absorver o conhecimento e as reflexões que surgirão de um dia inteiro de palestras sobre os temas mais quentes do universo jurídico, mais de dois mil colegas encheram o Theatro Municipal nesta quarta-feira, dia 29, para participar da primeira edição do Mentoria Day, promovida pela Comissão de Mentoria Jurídica da OABRJ.

A vice-presidente da Seccional e idealizadora do Projeto Mentoria, Ana Tereza Basilio, abriu o dia contabilizando os números grandiosos desses cinco anos de trabalhos e rendendo homenagem às figuras que contribuíram para o sucesso das ações de capacitação profissional de dimensões inéditas na história da Seccional. E são milhares - talvez milhões de colegas já impactados.

Seja pelos treinamentos diários permanentes pelo canal da Mentoria pelo YouTube (uma roda em giro constante, que não parou nem mesmo neste dia especial. Enquanto o evento estava sendo aberto, a advocacia que não conseguiu assento no teatro da Cinelândia pôde acessar dois workshops online, um sobre prerrogativas e outro sobre os desafios impostos pela inteligência artificial, vai lá ver!) ou pela troca generosa de conhecimento entre nomes já estabelecidos no mercado e os colegas que buscam uma luz num momento de impasse na carreira. Isso sem falar do Concurso de Redação, da revista de artigos acadêmicos, da visita guiada, do curso de certificação profissional…Tudo, absolutamente tudo, de forma gratuita e aberta a todos.

No painel de fundo do palco do Municipal estavam palavras que resumem a finalidade precípua do Projeto Mentoria: treinamento, orientação, motivação, sucesso, suporte, gerenciamento, conselho e objetivos.

“A gestão Luciano Bandeira sempre deu prioridade total ao projeto de Mentoria, que eleva a advocacia ao patamar que ela merece. O objetivo é fazer com que sejamos mais preparados, atualizados, respeitados e valorizados com conteúdo de qualidade e gratuito”, discursou a vice-presidente da OABRJ.

Basilio rendeu as homenagens e foi também agraciada com uma comenda carinhosa entregue pela diretora de Igualdade Racial, Ivone Caetano, em agradecimento à doação à classe.

“Quando entrei para a Ordem, já tinha 18 anos de carreira na advocacia. Buscava um espaço para falar sobre o segmento racial e fui abraçada pela Ana Tereza [Basilio]. Desde que começou a atuar na OAB, Ana constrói projetos que elevam a advocacia, como é a Mentoria Jurídica”, disse Caetano.

A entidade também esteve representada na abertura pelos membros da Diretoria da OABRJ: o secretário-geral, Marcos Luiz Souza; a secretária-adjunta, Mônica Alexandre Santos; e o tesoureiro, Fábio Nogueira.

A presidente da Comissão de Mentoria Jurídica, Thais Fontes; o secretário-geral da Escola Superior da Advocacia (ESA), João Quinelato; o presidente da Comissão de Estudos em Processo Civil, José Roberto Mello Porto; a presidente da Comissão OAB Jovem, Lívia Madeira; e a advogada e diretora administrativa do Instituto Juristas Negras (IJN), Eliane Pereira, e presidentes de subseção de várias partes do estado foram outros nomes.

Thais Fontes, que encabeça a organização do Mentoria Day e gerencia o dia a dia das diversas frentes do projeto, fez uma fala efusiva em que destacou o alcance do projeto.

“Somos quase 14 mil nas redes sociais. Agradeço as parcerias com os presidentes de subseção, da ESA e da Uerj, que ajudam a Mentoria acontecer. O dia de hoje é para vocês. A Mentoria está à disposição da advocacia. O nosso objetivo é que todos os colegas adquiram conhecimento de forma gratuita”.

O secretário-geral da OABRJ, Marcos Luiz Souza, ressaltou: “O Projeto Mentoria valoriza a advocacia em sua essência. Aproveitem o evento para ganhar e trocar experiências”.

A dedicação à missão de proporcionar à advocacia oportunidades de aprofundamento na prática do Direito também foi salientada por Mônica Alexandre.

“Todo o trabalho feito pela comissão é dedicado exclusivamente para cada advogado e advogada. Os diversos painéis do evento demonstram o empenho em fornecer capacitação para a advocacia”, considerou a secretária-adjunta da Seccional.

Fabio Nogueira destacou o potencial da iniciativa, que começou no primeiro triênio da gestão Luciano Bandeira na OABRJ (2019-2021).

“A Mentoria surgiu há cinco anos com eventos, e, em boa parte deles, podíamos ver um número significativo de advogados e advogadas buscando conhecimento. O projeto vai de encontro a uma necessidade que havia dentro da advocacia do estado, a busca de uma melhor qualificação e conhecimento. Se o colega se prepara, mais dignidade teremos e menos vezes as nossas prerrogativas serão violadas”, considerou o tesoureiro da Seccional.

Participe, mesmo de longe

Não deixe de acompanhar a cobertura completa aqui no Portal da OABRJ e nas nossas redes sociais. Ao longo do dia, dez painéis temáticos irão explorar os mais diversos assuntos do universo jurídico, como marketing jurídico, o setor de seguros e suas oportunidades para o operador de Direito, novos entendimentos sobre o processo civil e o ‘limbo’ previdenciário.