17/08/2015 - 13:15

jornal O Fluminense

Conexão Justiça - Felipe Santa Cruz*

Deputados celebram o Dia do Advogado

Na última terça-feira, a OAB/RJ participou de diversas homenagens pelo Dia do Advogado (11/08), dentro de uma série de ações programada para acontecer até o final do mês. Uma delas, em especial, ocorreu na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde foi realizada sessão solene para homenagear os 800 mil profissionais da categoria do Brasil. Na ocasião, tive a honra de participar da cerimônia, presente à mesa ao lado do presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, e o deputado Wadih Damous, representante da classe no Legislativo. Ali, tivemos a oportunidade de debater temas fundamentais para a advocacia e a sociedade em geral.

Exame de Ordem

Entre estes temas está a importância do Exame de Ordem, que ganhou apoio de diversas lideranças parlamentares presentes ao evento. No dia seguinte, o Conselho Federal da Ordem, em nome de todas as Seccionais da OAB, emitiu nota oficial reafirmando a defesa do exame, diante de ataques que vem recebendo da presidência da Câmara. O documento lembra que "a população brasileira e os estudantes de direito apoiam a realização do exame, essencial para a verificação de conhecimento jurídico dos direitos e da liberdade dos cidadãos". E ressalta a última pesquisa nacional (de julho) que mostrou que 89% dos brasileiros são favoráveis ao exame.

PJe para deficientes visuais

Em mais uma inovação voltada ao advogado, a OAB/RJ realizou o curso PJe acessível, o primeiro de seu tipo no país, voltado à ampliar a acessibilidade de deficientes visuais ao Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). Promovido pela Diretoria de Inclusão Digital da OAB/RJ em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região, o curso foi realizado em três dias da semana passada na Escola de Inclusão Digital da Ordem, em computadores que possibilitam leitura de tela. A inacessibilidade dos sistemas de processo eletrônico não pode ser um fator de exclusão profissional. O curso é o primeiro passo da Ordem para promover a igualdade de oportunidades entre os colegas. Agradecemos ao TRT da 1ª Região pelos professores e conteúdo das aulas.

Mês do Advogado

Além do PJe acessível, a OAB/RJ programou eventos ao longo de agosto para celebrar o Mês do Advogado em suas 61 subseções distribuídas pelo Estado, entre cursos, palestras técnicas e até festividades. Confira a programação aqui.

Felipe Santa Cruz é presidente da OAB/RJ.
Coluna publicada no jornal O Fluminense, em 16 de agosto de 2015.