22/06/2015 - 12:38 | última atualização em 22/06/2015 - 14:20

Em coluna, Felipe comemora espaço para advogados na Cidade da Polícia

jornal O Fluminense

OAB/RJ na Cidade da Polícia

Será inaugurada nesta sexta-feira, dia 26 de junho, a sala da OAB/RJ na Cidade da Polícia, no bairro do Jacarezinho. Fruto de parceria entre a Ordem e a Chefia da Polícia Civil, que tem à frente o delegado Fernando da Silva Veloso, o espaço possui a estrutura (máquina xérox, computadores e acesso à internet) necessária para que o advogado acompanhe os inquéritos e procedimentos criminais. A Cidade da Polícia concentra todas as delegacias especializadas do Estado - com exceção da de Crime Organizado - tornando a sala fundamental para os profissionais de Direito. Agradecemos a cessão do espaço que irá prestar serviços relevantes para a categoria e, consequentemente, para a população. A inauguração vem logo após a notícia da reforma de parlatórios (salas para conversas entre advogados e clientes) dos presídios do Rio em convênio fechado com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária.

Transmissão online

Desde o início de junho, os eventos gratuitos realizados no plenário da sede da OAB/RJ estão sendo transmitidos ao vivo pela internet. Além de oferecer ainda mais transparência à gestão, a ferramenta assegura maior acesso ao conhecimento jurídico para advogados e estudantes, já que disponibiliza online e ao vivo diversos seminários e debates realizados pelas comissões da Ordem. Além desses eventos, as reuniões do Conselho Pleno da Seccional - exceto a parte disciplinar - também serão exibidas. Assim, os profissionais atendidos pela OAB/RJ em todo o Estado podem ter acesso a temas de interesse, poupando tempo e até dinheiro com viagens. Todos os eventos ficarão disponíveis no Portal da OAB/RJ (www.oabrj. org.br), especificamente na sessão TV OAB, e também no canal da Seccional no YouTube.

Curso do CPC

Como complemento ao programa de capacitação dos advogados para utilização do novo Código de Processo Civil (CPC), os cursos online e gratuitos sobre a nova legislação civilista oferecidos pela OAB/ RJ encontram-se em sua primeira etapa. O link para as quatro aulas encontra-se no site da Ordem. É possível assisti-las quantas vezes quiser. Os temas já disponíveis são: Intervenção de terceiros, com o professor Haroldo Lourenço; Tutelas cautelares e honorários advocatícios, com Thiago Morani; Tutelas provisórias, com Bruno Garcia Redondo; e Recursos em espécie, com Mauro Abdon Gabriel.

Coluna semanal do presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, no jornal O Fluminense.