08/09/2015 - 09:56

Em coluna, Felipe comemora escritura definitiva da sede da OAB/RJ

jornal O Fluminense

Escritura definitiva

Há quase 20 anos, fui um dos primeiros advogados a receber a carteira na então nova sede da Ordem, no prédio da Marechal Câmara, 150, Centro do Rio. Recebi o precioso documento vermelho das mãos do presidente Celso Fontenelle, em cuja gestão o imóvel foi adquirido. Após 17 anos de discussão sobre a regularização do imóvel e sua situação fiscal, consegui sanar todos esses problemas e tive a honra de assinar, no dia 1º de setembro, a escritura definitiva de um bem tão precioso para todos nós, advogados.

Isso é fruto de um trabalho perpétuo, de aprimoramento. É por isso que a nossa entidade é respeitada. A Ordem é muito maior do que o esforço de qualquer um de nós. A OAB é o esforço de milhares que não estão mais entre nós e seu prédio-sede, patrimônio da advocacia.

Inclusão Digital

Outra conquista importante que marcou o dia 1º foi a inauguração de nossa segunda Escola de Inclusão Digital. Localizada no térreo do prédio da Casa do Advogado da OAB/Niterói, a escola tem 130 metros quadrados, 14 computadores, internet sem fio e equipamentos multimídia. A cerimônia contou com a presença do presidente da subseção, Antônio José Barbosa da Silva, do tesoureiro da OAB/RJ, Luciano Bandeira, do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj), Marcello Oliveira, e de familiares de José Carlos Guimarães, advogado homenageado que deu nome à escola.Inclusão Digital II.

As escolas de inclusão digital são um eficiente instrumento de qualificação para o processo eletrônico, em especial para os colegas que enfrentam mais dificuldades na adaptação, como idosos e deficientes visuais. A primeira unidade funciona na sede da OAB/RJ desde fevereiro e já atendeu milhares de advogados.

Inscrições abertas

As inscrições para os cursos da Escola Digital de Niterói já estão abertas e podem ser feitas, presencialmente, na Escola Superior de Advocacia de Niterói, ou pelos telefones: 3716-8916 e 2613-0703. Mais informações sobre o funcionamento das duas unidades no site da OAB/RJ: www.oabrj.org.br.

Palestra

Na próxima quinta-feira, dia 10, a OAB/RJ realiza palestra sobre Práticas Colaborativas no Direito de Família. O evento, organizado por nossa Comissão Especial de Práticas Colaborativas, acontece a partir das 18h30, na sede da Seccional. OAB EXPO A feira jurídica OAB Expo acontecerá nos dias 15 e 16 na sede da Seccional. Mais informações, em breve, no site da OAB/RJ.

Coluna semanal do presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, para o jornal O Fluminense