18/04/2008 - 16:06

Colégio de Presidentes está em andamento

Colégio de presidentes está em andamento

Da redação da Tribuna do Advogado

18/04/2008 - A abertura do Colégio de Presidentes aconteceu ontem, na sede da OAB/RJ. Na cerimônia estiveram presentes o presidente da Seccional, Wadih Damous , e o vice, Lauro Shuch; o presidente do Conselho Federal, Cezar Britto; o diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Felipe Santa Cruz; além dos presidentes das Subseções da OAB no Estado do Rio de Janeiro.

Durante a abertura, Wadih Damous, defendeu a necessidade de união das Subseções em prol da defesa da classe. Ele alertou, ainda, para os riscos de formação de um Estado policial, lembrando as invasões de escritórios de advogados. "Temos, à sombra do Estado Democrático de Direito, indícios de formação de um Estado policial, com tentáculos no Ministério Público, na Polícia Federal e na magistratura. As freqüentes invasões aos escritórios são um fator preocupante. Temos que enfrentar juntos essa situação", afirmou.

Cezar Britto também mencionou os riscos de um Estado policial. "É fundamental que não renunciemos à coragem de combater o obscurantismo do Estado policial, tendência que, desde o atentado de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos - e a pretexto do combate ao terrorismo - espalha-se como epidemia por importantes países democráticos do Ocidente. Esse é hoje o grande desafio dos democratas: opor-se aos tentáculos do Estado policial. E essa luta - que é uma luta em defesa dos direitos mais básicos dos cidadãos, já incorporados ao patrimônio da humanidade há várias gerações - torna mais importante e vital a presença da advocacia nos tribunais, e a união entre magistrados e advogados".

A programação do Colégio de Presidentes prossegue nesta sexta-feira, dia 18, em Niterói, no Hotel Solar do Amanhecer, em Niterói. Entre os temas em debate estarão os projetos das Subseções e a situação da CAARJ. Às 10h, o advogado Benedito Calheiros Bonfim dará palestra sobre "A OAB/RJ e sua responsabilidade social". O encerramento do encontro acontecerá no sábado, dia 19, com a leitura e aprovação da Carta de Niterói, no Praia Clube São Francisco.