21/02/2019 - 17:39 | última atualização em 22/02/2019 - 16:29

Colégio de Presidentes debate regras de gestão do Sistema OAB, juizados especiais e nova configuração da ADV Credi

redação da Tribuna do Advogado

Os representantes das unidades da Ordem no interior, reunidos na sede da Seccional até sexta-feira, dia 22, participaram nesta quinta-feira, dia 21, do segundo dia do I Colégio de Presidentes de Subseção da gestão 2019-2021. A primeira palestra do dia abordou o provimento 185/2018 do Conselho Federal, que dispõe sobre regras de gestão no Sistema OAB e inclui a aplicação dos fundamentos de responsabilidade fiscal, desenvolvimento do capital humano, tecnologia da informação e transparência.

Em seguida, o recém-nomeado presidente da Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais (Cojes), desembargador Mauro Martins, falou sobre a atuação do órgão e anunciou que está analisando a situação dos juízes leigos e que este será um dos pontos importantes de sua gestão.

No final da manhã, o presidente da ADV Credi, Ronaldo Gaudio, apresentou a nova configuração da cooperativa de crédito. Gaudio afirmou que em um momento de crise e debate sobre austeridade nas contas, a nova proposta de atendimento da cooperativa pode auxiliar os dirigentes da advocacia fluminense em suas administrações.

À tarde foi a vez de o novo presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Seccional, Marcos Bruno, apresentar os projetos que pretende implementar à frente do órgão. Entre as principais propostas incluem-se a aproximação com instituições jurídicas, o estreitamento dos laços com as subseções e a disponibilização de um novo espaço para receber os advogados de forma acolhedora.

O destaque da programação do dia, porém, se deu do lado de fora do Plenário Evandro Lins e Silva, onde as palestras do Colégio de Presidentes de Subseção ocorreram: no fim da tarde foi inaugurado o retrato de Felipe Santa Cruz na galeria de ex-presidentes da OAB/RJ. Felipe, que esteve à frente da Seccional nos triênios de 2012-2015 e 2016-2018, tornou-se, como todos os antigos presidentes, membro honorário vitalício da Ordem. Até
2022 ele também ocupará o cargo de presidente do Conselho Federal, posto que há 38 anos não contava com representação fluminense.

Leia as matérias completas: