31/08/2018 - 16:40 | última atualização em 31/08/2018 - 18:19

Colégio de Presidentes aprova alterações na cláusula de barreira

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Lula Aparício  |   Clique para ampliar

"O Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB decidiu, de forma unânime, pela recomendação de exclusão da cláusula de barreira para a jovem advocacia no âmbito dos conselhos seccionais e a redução para três anos para os cargos de diretoria das caixas de assistência, subseções, seccionais e do Conselho Federal da entidade", afirmou o presidente nacional da Ordem, Claudio Lamachia, em nome dos 27 presidentes.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, dia 31, no Colégio de Presidente de Seccionais, realizado em Gramado (RS). A deliberação será submetida, agora, ao Conselho Federal, órgão máximo da instituição. Uma vez aprovada, a mudança dependerá de alteração legislativa pelo Congresso Nacional.

Presidente da OAB Jovem da Seccional fluminense, Tomás Ribas comemorou a aprovação de alteração da cláusula, que, segundo ele, impede uma participação maior da jovem advocacia na estrutura da Ordem.

Autor da proposta, Ribas já levantou o tema em diversos encontros da classe, inclusive por meio de uma campanha lançada no último ano. Para ele, a mudança seria a primeira de muitas voltadas ao benefício dos profissionais com menos de cinco anos de profissão. Ele defende novas posturas e medidas a serem adotadas diante do “sistêmico desprestígio despendido à jovem advocacia”.

"É um avanço na luta da jovem advocacia por sua inserção nos espaços de decisão e direção do sistema OAB. Mais um passo pela valorização. Com isso todos ganham: a advocacia e a sociedade. Agora é continuar nesse rumo e conseguir a aprovação da quebra da cláusula de barreira no Conselho Federal da Ordem, depois por lei", pondera Ribas.