16/02/2008 - 16:06

CNJ vai investigar uso de cartões por juízes

Do jornal O Globo

16/02/2008 - O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que faz o controle externo do Judiciário, vai investigar se houve uso irregular de cartões administrativos por juízes e servidores de tribunais. Ontem, a ministra Ellen Gracie, presidente do conselho e do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou ofícios aos tribunais estaduais, federais, trabalhistas e militares de todo o país perguntando se usam os cartões, quantos deles estão disponíveis, os nomes dos portadores, os tipos de despesas pagas e os valores gastos.

Ao fim da averiguação, o conselho deverá abrir procedimentos administrativos para apurar indícios de fraudes. Ellen Gracie cogita a possibilidade de criar regras mais rígidas para o uso dos cartões no Judiciário ou cancelar o mecanismo de pagamentos se forem encontradas irregularidades. O uso dos cartões está concentrado em tribunais da segunda instância. STF, Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informaram que não pagam suas contas dessa forma.