21/01/2010 - 16:06

CNJ oferece apoio às vítimas do terremoto

Do Jornal do Commercio

21/01/2010 - O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ofereceu apoio ao governo do Haiti no processo de reconstrução do sistema Judiciário daquele país, atingido por terremotos que chegaram a 7 graus na Escala Richter. A assistência oferecida pelo conselho foi comunicada pelo presidente da entidade, ministro Gilmar Mendes, em ofício ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, anteontem.

No documento, o ministro Gilmar Mendes afirma que o Conselho Nacional de Justiça encontra-se à disposição para empenhar toda experiência até aqui adquirida em favor do fortalecimento das instituições haitianas. Segundo o presidente do CNJ, membros e servidores do conselho estarão mobilizados para prestar todas as possíveis e necessárias ações de apoio àquele país.

Em 2000, o Poder Judiciário brasileiro ofereceu subsídios e assessoramento para a estruturação jurídica e institucional do Judiciário do Timor Leste. A cooperação técnica abrangeu o envio de magistrados ao país, treinamento, doação de livros e equipamentos de informática. O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou em seu site os números das contas bancárias abertas para receber contribuições em prol das vítimas do terremoto no Haiti.

No Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), foi instalado um ponto de coleta de roupas, sapatos e alimentos que serão enviados às vítimas do terremoto no Haiti. O ponto de arrecadação está localizado no hall da corte.

Com o apoio da Organização das Voluntárias do Judiciário, já foram arrecadadas duas mil embalagens de gelatina, 50 peças de roupas e centenas de tênis. A presidência do tribunal expediu comunicado a todas as comarcas de Goiás solicitando aos magistrados que promovam a campanha em seus municípios.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) também está arrecadando doações para socorrer as vítimas do terremoto que atingiu o Haiti. Os interessados podem doar alimentos não-perecíveis, água mineral e roupas, que serão enviados ao país pelo Ministério da Defesa. As doações podem ser entregues ao Fórum Central e aos fóruns regionais do estado.