14/08/2024 - 17:19 | última atualização em 16/08/2024 - 17:28

COMPARTILHE

Cipop-Rua: OABRJ integra ação na Catedral Metropolitana do Rio

Ana Júlia Brandão




A OABRJ, por meio da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária (CDHAJ) da Seccional, marcou presença em mais uma ação do Centro de Atendimento Integrado às Pessoas em Situação de Rua (Cipop-Rua/RJ), que acontece na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro do Rio, até esta quinta-feira, dia 15, das 9h às 15h. 

O mutirão reuniu uma série de entidades em prol da população que vive em extrema vulnerabilidade social e teve o objetivo de ampliar o acesso à Justiça e direitos básicos. As pessoas que comparecem ao local podem usufruir de serviços como emissão de documentos, consultas jurídicas, castração de animais, além de atividades com música e alimentação. 


“É fundamental a participação da OABRJ e da advocacia nestes eventos que auxiliam na materialização do Estado. A prestação de serviços proporciona dignidade e respeita os direitos fundamentais dessas pessoas”, declarou o presidente da CDHAJ, José Agripino. 



Em um dos muitos atendimentos realizados pelos advogados e advogadas que atuam como voluntários pela OABRJ está o de um senhor, que, desde 2010, tentava resgatar a pensão do pai, um ex-combatente. Na época, ele chegou a constituir advogado, mas com o passar dos anos se tornou pessoa em situação de rua, não teve mais contato com o profissional e sequer sabia o número da ação. Durante o atendimento, o grupo de assistência descobriu que a decisão do processo havia sido emitida: favorável e no valor de R$ 71 mil de precatórios. 

Agripino ainda ressaltou a importância da ação na promoção da cidadania.

“Muitos chegam até nós desprovidos de praticamente todos os seus direitos. Fico feliz de estarmos aqui atendendo e proporcionando visibilidade a essas pessoas, garantindo acesso à justiça, amparo e acolhimento".

Abrir WhatsApp