11/02/2010 - 16:06

COMPARTILHE

Chalréo afirma que general já deveria ter sido afastado

Chalréo afirma que general já deveria ter sido afastado


Da assessoria de imprensa da OAB/RJ

11/02/2010 - O vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB/RJ, Marcelo Chalréo, afirmou nesta quinta, dia 11, em entrevista ao programa Faixa Livre, da rádio Band AM, que o afastamento do general Maynard Marques de Santa Rosa, chefe do Departamento Geral do Exército, "já deveria ter acontecido há mais tempo". Santa Rosa desagradou ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, e ao comando do Exército ao criticar duramente a Comissão da Verdade, que será criada pelo governo para investigar crimes ocorridos no período da ditadura militar.

"O general deveria ter sido afastado há mais tempo, quando se contrapôs às medidas presidenciais de demarcação da Raposa Serra do Sol, pois, como subordinado do chefe maior das Forças Armadas, deveria ter ficado calado. A insubordinação daquela época, uma vez não punida a tempo, acabou por gerar essa licenciosidade pervertida, permitindo inclusive as declarações que levaram ao pedido de exoneração de agora", disse Chalréo.

Em defesa da Comissão a ser instituída, ele afirmou ainda que "a transparência e a verdade são importantes não apenas como resgate histórico, conhecimento do nosso passado e prestação de contas às famílias das vítimas, mas também meio e forma de se depurar no presente essa ideologia repressora e de menoscabo com a democracia, com o Estado Democrático de Direito".

Abrir WhatsApp