03/06/2008 - 16:06

Cezar Britto quer punição exemplar para milícias do Rio

Do site do Conselho Federal

03/06/2008 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, voltou a condenar hoje (03) a ação das milícias no Rio de Janeiro onde um grupo de jornalistas do jornal O Dia sofreu tortura quando preparava uma matéria jornalística sobre a vida de moradores de comunidades dominadas por grupos paramilitares em uma favela em Realengo.

Segundo ele, é preciso que haja uma punição rigorosa e exemplar para as milícias, principalmente para os policiais militares que estão sendo acusados de envolvimento no crime. "Quando se atenta contra a imprensa, se atenta contra a democracia". Britto lembrou que segurança pública é tarefa do Estado. "Quando a segurança pública, que é tarefa do Estado, é feita de forma privada passa ser um risco muito grande. Quando se permite que cidadãos privados ocupem as tarefas de competência exclusivas do Estado, ocorrem tragédias lamentáveis como essa que ocorreu com os jornalistas no Rio de Janeiro".