24/06/2024 - 12:53 | última atualização em 28/06/2024 - 16:15

Centros de memória da OABRJ e do IAB firmam convênio de cooperação para resgatar eventos históricos da advocacia

Biah Santiago

Os centros de memória da OABRJ e do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) firmaram, na manhã desta segunda-feira, dia 24, um convênio de cooperação para resgatar documentos e arquivos audiovisuais que retratam fatos e eventos históricos da advocacia da década de 1840 até os dias de hoje. A partir dessa compilação dos acervos históricos da OABRJ e do IAB, serão realizados seminários e produzidos livros sobre momentos marcantes da advocacia.

“Sabemos que a história da OAB se inicia com a do IAB, pois são instituições que caminham juntas com seus objetivos. Temos muitos propósitos comuns, e resgatar a memória dessas entidades é um deles”, explicou o secretário-geral da OABRJ, Marcos Luiz Souza.

“A Seccional segue mais uma vez sendo pioneira, dando este passo para reconstruir corretamente a história das instituições que zelam pela advocacia, pela sociedade e pela cidadania”.

Pela Seccional também esteve o diretor do Centro de Documentação e Pesquisa, Aderson Bussinger. Representaram o IAB a 2ª vice-presidente, Adriana Brasil, e o presidente da Comissão Augusto Teixeira de Freitas de Pesquisa, Documentação e Coordenação do Centro de Memórias, Paulo Joel Bender Leal.

“Nosso objetivo é fortalecer esses projetos de pesquisa já desempenhados e resgatar essas memórias em um compilado de registros”, declarou o diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional.

Paulo Leal completou: “Queremos completar o trabalho de contar a história da Constituição e do Conselho Federal da OAB, que passa pelas histórias do  IAB e da OAB do Rio de Janeiro. Sem essas duas instituições, muitos feitos não seriam possíveis”.