26/03/2014 - 19:05 | última atualização em 27/03/2014 - 11:52

Celeridade, acessibilidade e transporte são demandas no sul do Rio

redação da Tribuna do Advogado

Dando sequência ao ciclo de visitas a subseções, o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, iniciou nesta quarta-feira, dia 26, seu segundo dia de viagens pelo Sul Fluminense com uma entrevista para a rádio Alternativa Sul, de Valença, ao lado do presidente da subseção, Fabio Batista, e do conselheiro estadual Cláudio Sarkis.

No programa, o presidente da Seccional falou aos advogados sobre os trabalhos da Ordem, como a recente ação ingressada no Supremo solicitando a reavaliação da tabela do imposto de renda.

Reformas nas sedes também foram pleito
Como pedidos da subseção da cidade, Felipe ouviu sobre a necessidade de um escritório compartilhado na OAB local, cuja criação já está em andamento, e a modernização da sede da entidade. O presidente da Seccional aproveitou para visitar um imóvel próximo à sede atual para quem sabe transferir a Subseção. No lugar, já há espaço para construção de um auditório maior, por exemplo.

Na cidade de Vassouras, a construção de uma sede própria, o transporte gratuito e o auxílio para a implantação de um Posto Avançado da Justiça do Trabalho foram as principais reivindicações feitas pelo presidente da subseção local, José Roberto Ciminelli, ao presidente da Seccional. De reclamações, Ciminelli relatou os problemas criados pela unificação de competências das 1ª e 2ª Varas da cidade. "Os atrasos são nas duas serventias. Na 2ª Vara ainda há, ao menos, boa vontade dos serventuários e da juíza", explicou.

Em Paraíba do Sul, a reclamação principal foi sobre o fato de que há três anos a 1ª Vara Cível da cidade está sem um juiz titular. O juizado da região também não conta com uma titularidade. Para o presidente da subseção, Eduardo Langoni, esta é a razão para a maioria dos problemas no local, como a morosidade.

Em relação às questões da OAB, Langoni solicitou a Felipe uma modernização da sede da entidade, hoje com problemas no telhado que geram infiltrações e outros problemas. "Havia um projeto do tribunal de transferir o fórum para outro lugar, o que nos faria mudar de sede também. Mas parece que foi suspenso. Como ficaremos no mesmo espaço, acho muito importante que nossa sede passe por uma modernização para atender melhor aos colegas", explicou. O pedido já foi incluído no cronograma de obras do projeto OAB Século 21.

Finalizando o dia de viagem, a comitiva da Seccional seguiu para Três Rios, onde o presidente da Seccional ouviu dos colegas pedidos para que fosse melhorada a acessibilidade na sede da subseção. O auditório do local, apesar de amplo, não tem acesso fácil a pessoas com dificuldade de locomoção. Localizado no segundo andar da sede, a ligação é feita exclusivamente por escadas. Como já faz parte da política da gestão de Felipe facilitar o acesso às sedes da Ordem, o estudo do melhor projeto para Três Rios será elaborado.

Outras reivindicações se repetiram em Três Rios, como maior morosidade gerada pela unificação das competências das serventias e falta de peritos. "Tenho um processo paralisado há seis anos por não ter sido realizada a perícia", relatou Sérgio de Souza, presidente da subseção.

Diferente de outras regiões cuja assiduidade dos juízes melhorou, na cidade os magistrados das primeira e segunda varas ainda trabalham sob o esquema TQQ (apenas as terças, quartas e quintas-feiras).