13/02/2017 - 10:10 | última atualização em 13/02/2017 - 10:11

COMPARTILHE

Cedae volta hoje à pauta da Alerj

jornal O Globo

O projeto que autoriza o governo a privatizar a Cedae volta nesta segunda-feira, dia 13, à pauta da Assembleia Legislativa (Alerj). Os deputados vão analisar as 212 emendas apresentadas semana passada à proposta. O esquema de segurança no entorno da Casa terá 500 homens da Polícia Militar e da Força Nacional, o mesmo adotado na semana passada, quando um violento protesto levou 0 caos à parte do Centro.
 
A sessão de hoje está marcada para as 14h. Os líderes de partidos vão se reunir com o presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB), para tentar um consenso sobre a grande quantidade de emendas. A ideia é já votar amanhã o projeto 2.345/17, que autoriza o uso das ações da Cedae para viabilizar um empréstimo de R$ 3,5 bilhões. Com esse dinheiro, o estado pretende quitar o 13º e o salário de janeiro dos funcionários. Se o projeto for aprovado, o governo terá seis meses para contratar instituições financeiras que vão avaliar a Cedae e modelar a sua privatização.
 
A bancada que apoia o governo diz já ter 40 votos para aprovar o projeto,ÂÂ que é uma das contra partidas do estado no acordo de socorro ao Rio firmado com a União. Um grupo de 28 deputados já teria decidido votar contra a proposta, segundo a oposição.
 
Na última quinta-feira, o protesto de servidores contra a privatização da Cedae terminou em confronto entre manifestantes mascarados e policiais militares. Pelo menos pessoas ficaram feridas. Um estudante de 18 anos, militante da Associação de Estudantes Secundaristas do Estado do Rio. foi atingido por um tiro de bala de borracha, que perfurou o fígado e o intestino. Ele foi operado no Hospital Souza Aguiar. Na confusão, lojas foram saqueadas, e o vidro de uma estação do VLT, quebrado.
Abrir WhatsApp