23/07/2012 - 10:27

Caso Araguaia: mais um militar denunciado pelo MP

jornal O Globo

O Ministério Público Federal do Pará denunciou mais um militar por sequestro durante a Guerrilha do Araguaia. O major da reserva Lício Augusto Maciel é acusado pelo sequestro de Divino Ferreira de Sousa, único de quatro guerrilheiros que foi levado vivo às dependências do Exército após confronto com militares em 1973, no sul do Pará, durante a Operação Marajoara, de repressão à guerrilha. Na época, o major usava o codinome "Doutor Asdrúbal". Esta é a segunda ação penal do MPF contra militares envolvidos na repressão à Guerrilha do Araguaia. O primeiro denunciado foi Sebastião Curió.

A denúncia não foi aceita pela primeira instância, a Justiça Federal de Marabá, mas o MPF recorreu. Os crimes de sequestro praticados durante o regime militar, para o MPF.