24/10/2011 - 11:44

COMPARTILHE

Casimiro de Abreu ganha novo fórum

Jornal do Commercio

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Manoel Alberto Rebelo dos Santos, inaugurou na sexta-feira o novo Fórum de Casimiro de Abreu. Com 4.536 m2 de área, o prédio fica localizado na Praça Fellciano Sodré, 384, no Centro do município. A construção custou R$ 11,5 milhões ao Poder Judiciário do estado do Rio e durou 420 dias.Atualmente, há 17.352 processos em andamento na Vara Única de Casimiro de Abreu, que recebe, em média, 379 novas ações por mês.
 
O fórum da Comarca recebeu o nome do oficial de Justiça Felippe Nery de Carvalho. De acordo com Rebelo, este foi o primeiro fórum do Brasil a levar o nome de um oficial de Justiça. "Recebi a notícia de que esse oficial era um excelente servidor e que nunca deixou de cumprir um mandado, logo, achei que merecia essa homenagem. Eu, que sou do interior, acho isso ótimo, pois demonstra uma valorização dos serventuários", destacou o presidente do TJ-RJ.
 
A diretora do fórum, juíza Carla Corrêa, disse que todos os servidores se sentiram orgulhosos do novo fórum ter recebido o nome do oficial de Justiça. "Nós, servidores, estamos envaidecidos em ver um dos nossos ser homenageado pela sua história, pelo seu trabalho e pelo seu valor." Em seguida, Jorge Luis de Carvalho, um dos filhos do oficial de Justiça, disse que a maior herança que seu pai lhe deixou foi uma vida honrosa.
 
Também participaram da cerimônia o desembargador Edson Queiroz Scisinio Dias, a juíza dirigente do 11º NUR, Silvana da Silva Antunes, o prefeito da cidade de Casimiro de Abreu, Antonio Marcos de Lemos Machado, e a viúva do oficial de Justiça homenageado, Hilda da Silva Carvalho, que compareceu com seus quatro filhos. A comitiva do TJ-RJ também visitou as comarcas de São Fidélis e de Cambuci, cidade natal do desembargador Manoel Alberto. No município de São Fidélis, o grupo foi recebido pelo diretor do fórum, o juiz Otávio Mauro Nobre.
 
Já na Comarca de Cambuci, a comitiva foi acompanhada pelo desembargador Valmir dos Santos Ribeiro e pela diretora do fórum, a juíza Samara Freitas Cesário.
 
Digitalização
 
Durante as visitas às comarcas, Rebêlo contou que, até o final do ano que vem, serão instalados 12 mil novos computadores em todo o Estado do Rio, o que vai colaborar para a digitalização dos processos. "Faremos a implantação do processo eletrônico aos poucos, começando, principalmente, pelos juizados especiais. A previsão é de que até o ano de 2015 todos os processos já estejam digitalizados", afirmou. .
Abrir WhatsApp