06/07/2018 - 10:08 | última atualização em 06/07/2018 - 12:18

Casa das Prerrogativas completa um mês com grande movimento

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Lula Aparício  |   Clique para ampliar

Eduardo Sarmento
A Casa das Prerrogativas Celso Fontenelle completa um mês de funcionamento nesta sexta-feira, dia 6, apresentando números significativos e colecionando elogios dos advogados que utilizam as recém inauguradas instalações. Com cerca de 150 atendimentos diários, o novo espaço começa a se consolidar como uma espécie de central da advocacia para os colegas que militam no Centro do Rio. No mesmo período, a sala da OAB/RJ no Fórum Central, também ampliada há 30 dias, apresentou aumento de 43% no movimento. "São dados que comprovam o acerto no investimento feito pela Ordem e a necessidade crescente de suporte à classe, especialmente com crise enfrentada nos últimos tempos", afirma o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz. A reportagem da Tribuna esteve no 11º andar do número 10 da Rua da Assembleia na última quinta-feira, dia 5, para conversar com os colegas e conhecer o cotidiano e as demandas de quem frequenta o local.

No curto período de funcionamento até agora, o serviço mais requisitado na Casa das Prerrogativas foi a Central de Peticionamento, utilizada por 1582 advogados. O volume, especialmente se somado aos 1518 atendimentos no setor de peticionamento assistido, comprova a mudança definitiva promovida pela implantação do processo eletrônico.

Paulo Moreira é um dos colegas que usufruem dos mais de 100 computadores disponíveis e, tendo pouca intimidade com as novas tecnologias, elogiou a assistência dos funcionários e falou sobre as possibilidades criadas após a inauguração das instalações. "Passo por aqui todos os dias, já que, após a digitalização do Judiciário e a abertura do antigo espaço na Avenida Erasmo Braga, fechei meu escritório. Não precisamos mais manter um ambiente próprio, temos tudo aqui. Podemos trazer os clientes e ainda encontramos colegas para conversar sobre o Direito. A impressão é de um ambiente corporativo, parece que estamos em uma empresa", afirmou.

Bruno Almeida é outro colega que frequenta a Casa Celso Fontenelle diariamente. Ele elogiou a mudança para um ambiente mais amplo e descreveu sua rotina profissional à Tribuna. "Chego pela manhã, deixo meus pertences no guarda-volumes e sento com meu laptop em algum dos espaços de convivência. Atuo muito no Centro do Rio, então acabo usando a casa como base durante todo o dia", explicou, ressaltando que os variados perfis dos profissionais que utilizam os serviços oferecidos pela Ordem geram um ambiente único.
"Temos uma troca de experiência muito interessante, encontrando desde advogados com muito tempo de profissão até colegas recém-formados, que já começaram a trabalhar com o processo eletrônico em vigor".

O clima também é ponto de destaque para a advogada Angela Brandão, que enalteceu a infraestrutura "bem mais adequada do que aquela em frente ao fórum" e o número de computadores. "As meninas que ajudam no peticionamento são super atenciosas, o serviço é muito rápido. Aqui é ótimo, também, para tomar um café e conversar com os colegas. Realmente para os advogados foi um upgrade muito grande", disse.

Outro destaque do primeiro mês de funcionamento é a demanda pelos escritórios compartilhados, que, com 567 reservas, vem sendo cada vez mais utilizados. O advogado Thiago Miceli usava o serviço na última quinta-feira e, ao lado de sua cliente,  conversou com a reportagem. "A estrutura ficou bem montada, o espaço foi bastante ampliado em relação ao anterior. O atendimento aqui possibilita um melhor desenvolvimento do nosso trabalho, é uma boa contrapartida em relação à anuidade que pagamos", avaliou.

O retorno da anuidade em benefícios também foi lembrado pelo colega Humberto Xavier, que afirmou utilizar frequentemente os computadores disponíveis para peticionamento eletrônico. "Uso principalmente naqueles momentos de emergência, quando estamos na rua e precisamos de um apoio. Sou um advogado antigo, peguei uma OAB/RJ que não oferecia benefícios. Pagávamos pelo recorte digital, havia despesas que hoje não existem mais. Hoje acredito que fique uma coisa pela outra e o advogado saia até em vantagem no final", ponderou.

Movimento na sala do fórum aumenta 43%

Uma das novidades com a inauguração da nova Casa Celso Fontenelle foi a mudança da Comissão de Prerrogativas, que saiu da sala do fórum. No espaço vago no Tribunal de Justiça, foram instalados 30 novos computadores, o que teve um impacto imediato para os colegas que militam no local. Prova disso é que os 6.890 atendimentos realizados em maio subiram para 9.883 em junho, um aumento de 43%.

O tesoureiro da Seccional e presidente da Comissão de Prerrogativas, Luciano Bandeira, considera que os números traduzem a crescente demanda dos colegas por computadores em tempos de processo eletrônico e acredita que é um movimento irreversível. "Cada vez mais a Ordem terá que prestar suporte aos colegas, especialmente frente às novas tecnologias. Buscamos estar ao lado dos advogados em qualquer ponto do estado", declarou.