11/05/2018 - 17:29 | última atualização em 11/05/2018 - 17:39

COMPARTILHE

Caravana da Mulher Advogada passa por mais oito comarcas

redação da Tribuna do Advogado

         Foto: Bruno Marins  |   Clique para ampliar
 
 
Cássia Bittar
Com a proposta de percorrer todos os fóruns do Rio de Janeiro cobrando a efetividade da Lei Julia Matos, que diz respeito às prerrogativas das advogadas, a Caravana da Mulher Advogada, formada pela comissão OAB Mulher, esteve esta semana em fóruns trabalhistas e da Justiça Estadual nas comarcas de Maricá, Araruama, Campo Grande, Santa Cruz, Barra da Tijuca, Petrópolis, Itaipava e São José do Vale do Rio Preto.
 
Pleito levado pelo grupo a todos os locais visitados, a necessidade de uma sala reservada para amamentação nos fóruns foi atendida pelo diretor do Fórum da Barra da Tijuca, o juiz Mário Olinto. "Conversamos, nós e o presidente da OAB/Barra, Cláudio Carneiro, com o diretor do Fórum sobre a Lei Júlia Matos e também sobre todas as dificuldades da mulher, principalmente a grávida e a lactante, frisando a importância de ter um espaço mais privativo, mais tranquilo, acolhedor, para que a mulher pudesse amamentar o seu filho entre uma audiência e outra", explica a presidente da comissão, Marisa Gaudio, que lidera o mutirão.
 
Segundo ela, Olinto garantiu que cederia a sala de perícia do Fórum, que estaria sendo subutilizada, para tal fim. "Ele entendeu a importância de as lactantes terem um lugar para sentar. E esse ambiente é essencial para as crianças também, pois sabemos como os corredores dos fóruns ficam cheios. É um ambiente tumultuado para os bebês. Precisamos nos adaptar à realidade que é a de que mulheres necessitam levar seus filhos para o trabalho, pois não têm com quem deixar. É um benefício muito importante".
 
Marisa conta que a diretoria das subseções da Ilha do Governador e de Petrópolis também já informaram à comissão que irão garantir um espaço para tal fim.
Abrir WhatsApp