31/08/2015 - 14:28 | última atualização em 08/09/2015 - 14:36

COMPARTILHE

Campos receberá a 5ª Audiência pública sobre escravidão negra

redação da Tribuna do Advogado

No dia 11 de setembro, a OAB de Campos dos Goytacazes será sede da 5ª audiência pública da Comissão  Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil. A intenção, explica o presidente do grupo, que também comanda a Comissão de Igualdade Racial da OAB/RJ, Marcelo Dias, é conseguir relatos sobre os crimes da escravidão, colhendo dados para um relatório. A sede da Subseção de Campos fica na Rua Barão da Lagoa Dourada, 201, e o encontro começa às 14h. 
 
O grupo já realizou encontros em Cabo Frio, São João de Meriti, Petrópolis e Engenheiro Paulo de Frontin. Nas audiências, explica Dias, a comissão reúne representantes quilombolas e de outras instituições ligadas ao tema em cada região. 
 
A Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil pretende levantar a história e a memória dos 350 anos de cativeiro e assim responsabilizar os beneficiados com o regime de exploração em busca de uma forma de reparação aos que ainda hoje sofrem as conseqüências do período.
 
O trabalho do grupo consiste na realização de audiências públicas em todo o Rio de Janeiro, visitas a terreiros e comunidades quilombolas, além de contato com as universidades. “A OAB/RJ será nossa casa, nosso ponto de encontro, para que mais pessoas possam vir e trazer irmãos para participarem. Ao final, produziremos um relatório completo do que foi esse período no Brasil”, afirma o presidente da comissão.
 
Abrir WhatsApp