10/06/2021 - 19:21 | última atualização em 16/06/2021 - 15:50

Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 16 de junho

Ação contemplará advocacia, dependentes e agregados, além de estagiários de Direito

Comunicação da Caarj

A campanha anual de Vacinação Contra a Gripe da Caarj, realizada em parceria com a OABRJ e o Instituto Butantan, inicia no próximo dia 16 . De quarta a sexta-feira próximas, 16 a 18 de junho, uma equipe estará montada no primeiro ponto deste ano: a sede da Caixa, na Avenida Marechal Câmara, 210, no Centro do Rio.

Além de advogados e advogadas, poderão ser vacinados gratuitamente dependentes e agregados, estagiários de Direito, funcionários e prestadores de serviço da OABRJ e da Caarj.

Segundo o presidente da entidade, Ricardo Menezes, a intenção é aplicar a ação por todo o Estado: “Visitaremos todas as subseções nos próximos dois meses", conta ele, explicando que a campanha será realizada em duas "rodadas": "Seguiremos um mapa pelo Rio e, depois de completo, voltaremos do zero para contemplar advogados e advogadas que não puderam se vacinar contra a gripe na primeira oportunidade".

A demanda, frisa ele, se dá principalmente por conta do calendário de vacinação contra a Covid-19 - é necessário respeitar um intervalo entre as duas vacinas de pelo menos 15 dias, conforme orientações das autoridades de Saúde.

A vacina protege contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Por isso, segundo o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, ela é um instrumento importante também na luta contra a Covid-19:

"A OABRJ apoia a campanha e, este ano, principalmente, alerta ainda mais para sua importância. Muitos estão negligenciando a necessidade de vacinar contra a gripe, mas ela também pode gerar hospitalização e até óbito. Quanto mais pessoas estiverem protegidas, menos sobrecarga para o sistema de saúde em um momento como este".

Minha vacina contra a Covid-19 cairá perto do calendário da campanha da Caarj. O que fazer?

No caso de um possível conflito entre as datas da campanha da Caarj e da sua vez no Calendário de Vacinação contra a Covid-19, a assessoria médica da Caixa orienta que seja priorizada a vacina contra o coronavírus. Independentemente do fabricante de ambas, da dose ou da ordem, essas duas imunizações não podem ser feitas em um intervalo menor a 15 dias.

“A Caarj segue a orientação das autoridades. O ideal é que a pessoa possa se vacinar primeiramente contra a Covid. E, depois, tenha ela tomado a primeira ou segunda dose deste imunizante, esperar 15 dias para a da gripe. Da mesma maneira, se a pessoa se vacinar contra a gripe, é necessário esperar os mesmos 15 dias para se vacinar contra a Covid. Por isso pretendemos passar duas vezes em todas as 63 subseções, para que os colegas fiquem tranquilos de que serão todos vacinados contra a gripe”, observa Menezes.

Campanha contará este ano com postos drive-thru

Este ano a vacinação da Caarj traz mais uma novidade, que é a opção drive-thru em alguns pontos de vacinação, que permite que os colegas sejam vacinados sem sair do carro. A medida foi pensada, também, considerando as demandas atuais provocadas pela pandemia. Vale reforçar que, em todos os pontos, a Caarj está seguindo os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias.

Veja abaixo o calendário planejado para os primeiros dias de ação e programe-se:

Duque de Caxias
Endereço:  Av. Perimetral Curupaiti, 100 – 25 de Agosto – Duque de Caxias – RJ

Volta Redonda – com drive-thru
Endereço:  Rua 535, 323 – Jardim Paraíba – Volta Redonda – RJ

Barra Mansa
Endereço:  Rua Cristóvão Leal, 65 – Centro – Barra Mansa – RJ

Campos
Endereço:  Rua Barão da Lagoa Dourada, 201 – Pq. Jd. Maria Queiroz – Campos dos Goytacazes – RJ

Niterói
Endereço:  Av. Ernani do Amaral Peixoto, 507 | Térro – Centro – Niterói

Maricá