08/09/2014 - 11:06 | última atualização em 17/09/2014 - 16:27

COMPARTILHE

Campanha estimula colegas a ter plano de previdência. Veja a agenda

redação da Tribuna do Advogado

Educação financeira e previdenciária, conscientização sobre a importância de um planejamento futuro, proteção social e preparo para situações adversas são os fundamentos básicos da campanha Futuro Seguro, lançada em julho pelas diretorias da OAB/RJ, Caarj, OABPrev-RJ e ADV Credi em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Pelo projeto serão realizadas nas subseções e nos fóruns do estado visitas de técnicos do INSS e de consultores da OABPrev-RJ em ações educativas e palestras.
 
Estão na agenda de setembro palestras para advogados de São Gonçalo, Nova Iguaçu, Itaboraí, Nilópolis, Araruama, Rio das Ostras, São João de Meriti, Itaguaí, Bangu e Capital.
 
Na visão do presidente da Ordem, Felipe Santa Cruz,  há ainda no advogado, até por conta de sua característica autônoma, uma mentalidade de depender apenas do trabalho para o sustento da família, desconsiderando os imprevistos. "Me incluo na lista dos que apostavam apenas no rendimento das causas. Infelizmente, ainda temos a visão de que em cima de determinado processo faremos nosso futuro e com isso há uma certa má vontade em se pensar num planejamento previdenciário. É essa a mentalidade que temos que buscar mudar com estas ações conscientizadoras", disse è época do lançamento do programa.
 
Nos encontros do Futuro Seguro, explicou o presidente da Caarj, Marcello Oliveira, os advogados terão a oportunidade de conhecer sobre os regimes de previdência e esclarecer as dúvidas com especialistas no assunto gratuitamente.
 
O projeto será dividido em duas partes: ações itinerantes e palestras nas subseções, ministradas por consultores externos. Em cada aula será sorteado um tablet entre os colegas participantes e todos receberão um cofrinho, objeto associado à ideia de poupar.
 
Nas ações, realizadas nos fóruns, técnicos do INSS farão a inscrição e atualização cadastral no sistema da Previdência Social, e os consultores da OABPrev-RJ apresentarão o plano de previdência complementar com simulações de planos individualizados de acordo com o perfil de cada advogado, cadastrando os interessados. Pelo seu caráter sem fins lucrativos, os planos do Fundo Instituído da Ordem fluminense oferecem taxas menores das do mercado.
 
Segundo pesquisa realizada com mais de 800 advogados em 2012, 88% dos colegas, apesar de terem uma preocupação com suas aposentadorias, não contribuem para nenhum tipo de regime de previdência; 75% não têm plano  de previdência complementar; e 36% se consideram muito jovens para pensarem no assunto.  Para o tesoureiro da Caarj, Renan Aguiar, esta condição deixa os advogados vulneráveis socialmente, principalmente nas  situações de suspensão, temporária ou definitiva, de suas atividades laborativas.
 
"Os advogados são, em sua maioria, profissionais liberais que não contribuem compulsoriamente para qualquer previdência. A intenção do projeto é implantar a mentalidade de que o planejamento previdenciário está associado à organização financeira do escritório e da vida pessoal dos colegas", reforçou Renan Aguiar.
 
As atividades do Futuro Seguro são coordenadas pelo Serviço Social da Caarj. Tanto a OAB/RJ quanto a Caixa farão a divulgação do cronograma das atividades, com antecedência,  nos seus canais de comunicação.
Abrir WhatsApp