29/10/2019 - 18:21 | última atualização em 29/10/2019 - 18:21

COMPARTILHE

‘Caminhos da adoção’ discute ‘fantasma da devolução’ e outros dilemas

Clara Passi


A Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) da OABRJ promoveu a quinta edição do encontro “Caminhos da adoção” nesta terça-feira, dia 29, na Seccional.  A presidente da CDCA, Silvana do Monte Moreira, conduziu os trabalhos ao lado do vice-presidente, Felipe Fernandes. 

Em clima informal, que permitiu que os participantes dividissem histórias pessoais, os palestrantes abordaram temas afetos ao universo da adoção. Foram eles: a importância dos grupos de apoio “pós-natal” para a consolidação dos vínculos (Itala Del Sarto e Ilene Falcão), o programa Abrigo de Portas Abertas (Lucia Fatima Carvalho e Maíra Rangel), que tira as crianças tuteladas da invisibilidade e as aproxima dos pretendentes; o fantasma da devolução (Barbara Manfroni Amaral de Souza) e a adoção compartilhada (Silvana Moreira).

A Associação do Movimento de Adoção do Estado do Rio De Janeiro (Amar), o Instituto Brasileiro De Direito De Família (Ibdfam-RJ), a Comissão Nacional de adoção do Ibdfam, o Ibdfam Nova Iguaçu, a ABCF Rio de Janeiro e o grupo Quintal da Casa de Ana apoiaram a realização.

A Ordem também firmou parceria com a 1ª e 4ª varas da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, o que autorizou a CDCA a conceder presença a habilitandos e habilitados à adoção. 

“Esse é o reconhecimento do Judiciário ao cuidado e a seriedade que dispensamos ao assunto. Para a CDCA, criança e adolescente têm prioridade absoluta, estão sempre na pauta do dia”, diz Moreira.

“Os assuntos hoje tratados perpassam os processos adotivos: devolução, um fantasma que apavora; abrigo de portas abertas, porque não? A quem interessa manter crianças e adolescentes inacessíveis? Pós-natal da adoção, um local de acolhida para famílias recém-constituídas, adultos, crianças e adolescentes e, por fim, adoção compartilhada onde irmãos são adotados por famílias diversas, sem que os vínculos fraternos sejam rompidos”.

Abrir WhatsApp