08/02/2008 - 16:06

COMPARTILHE

Câmara vai analisar projeto que prevê que sociedade de advogados não seja regida pela CLT

Câmara vai analisar projeto que prevê que sociedade de advogados não seja regida pela CLT

 

 

Da Agência Câmara

 

08/02/2008 - A Câmara dos Deputados vai analisar projeto de lei que pretende descaracterizar o vínculo empregatício de advogados sócios de escritório inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Se o Projeto de Lei 1.888/07, do deputado Juvenil Alves (sem partido-MG), for aprovado, esses advogados não estarão submetidos às normas da CLT.

 

Serão atingidos pela medida advogados que têm autonomia para criar trabalhos intelectuais e para fixar honorários e horários. São aqueles cuja remuneração é proporcional à sua produção na sociedade. O projeto altera a Lei 8.906/94, que regulamenta a profissão, o Estatuto da OAB e prevê as sociedades de advogados.

 

Para o autor da proposta, a descaracterização do vínculo empregatício entre advogados é um estímulo a esse modelo de organização. "Com as transformações sociais, e no próprio mercado de trabalho da advocacia, os advogados não trabalham sozinhos, mas reunidos em grupos. As sociedades compartilham responsabilidades, custos de manutenção de escritório, discussão das causas e divisão dos resultados financeiros", observa o deputado. O projeto será analisado ainda pelas Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.

Abrir WhatsApp