09/06/2010 - 16:06

Câmara pedirá desculpa a merendeiro confundido

Do jornal O Dia

09/06/2010 - Pressionado por entidades ligadas ao negro, à Justiça e à cultura, o presidente da Câmara de Nova Iguaçu, vereador Marcos Fernandes (DEM), disse ontem que vai se retratar publicamente com pedido de desculpas a Moisés da Silva Oliveira, o merendeiro de 38 anos que foi considerado suspeito de integrar uma organização criminosa. Ele foi filmado pelo circuito interno de segurança da Casa no mês passado, quando tentava gravar sessão que discutiria o atraso no salário dos merendeiros terceirizados no município.

Sou humilde o suficiente para reconhecer quando as coisas estão erradas. Se realmente houve alguma coisa que feriu a imagem dele (Moisés), com certeza a Câmara irá se retratar , disse Fernandes. Ele ponderou que só procurou a polícia porque se sentiu ameaçado. A revelação foi feita após o encontro do presidente da Câmara com o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Negros (Condedine), Geraldo Bastos, que exigiu a retratação pelos danos morais ao merendeiro, e protocolou uma Moção de Repúdio contra a atitude de Fernandes e do 1º secretário da Casa, vereador Thiago Portela, que fizeram a queixa na delegacia. O documento é assinado também pela presidente do Conselho de Cultura de Nova Iguaçu, Ivone Landim.

O merendeiro Moisés, que chegou à Câmara no fim da tarde, disse estar muito confuso. Mas seria bom se ele pedisse desculpas publicamente.

Para o presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB do Rio de Janeiro, Marcelo Dias, a suspeita levantada contra Moisés foi um episódio lamentável. Segundo ele, a OAB exige desculpa pública pelo que aconteceu. Ele anunciou que a instituição dará assistência para ação de danos morais, caso Moisés deseje. É um rapaz humilde, trabalhador, que teve sua dignidade achincalhada , afirmou.