24/10/2022 - 15:56

Caarj participa do 4º Colégio de Presidentes de Caixas de Assistência

Evento realizado no Rio Grande do Norte contou com a presença de representantes das seccionais

Paula Freitas

A presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Marisa Gaudio, esteve presente no  4º Colégio de Presidentes de Caixas de Assistência, sediado na OABRN, na sexta-feira, dia 21. Ao longo da sua participação, Marisa ressaltou a importância do cuidado psicológico entre advogados e advogadas a partir do trabalho realizado no Rio de Janeiro, que tem proporcionado atendimentos psicossociais aos colegas, especialmente em casos de mulheres vítimas de violência.

Gaudio retratou, além disso, a necessidade da expansão dos serviços para o interior do Rio de Janeiro e da criação de um plano nacional voltado para a saúde mental.

“Uma das pautas importantes que tratamos no evento foi a questão da saúde mental na advocacia, como nós precisamos ter cuidado com isso e temos que propor um planejamento nacional por meio do Concad, com a experiência de todas as Caixas”, afirmou a presidente da Caarj.

O encontro também pautou o evento Concad Esportes, as Olimpíadas da Advocacia, a Ação de Saúde planejada para novembro, a comemoração dos 92 anos do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), a 1º Reunião da Concad Mulher e o Encontro Nacional da Jovem Advocacia, que ocorrerá na Bahia, além da apresentação do plano de adequação do Sistema de Gestão Documental (SGT).

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, marcou presença no Colégio e recebeu a medalha Maurício Montanha. Simonetti ainda refletiu sobre o complexo papel das Caixas de Assistência.

"É com grande regozijo, para nós do Sistema OAB, encontrar os presidentes das Caixas de Assistência, que detêm o grande desafio de providenciar benefícios para toda a advocacia. Temos a certeza de que a batalha dos senhores é, por muitas vezes, árdua, porém seguiremos atuando em conjunto para que possamos fortalecer as Caixas e todo o Sistema OAB", constatou Simonetti.

Durante a programação, o presidente da OABCE e coordenador do Colégio de Presidentes de Seccionais, Erinaldo Dantas, foi homenageado.