18/10/2023 - 18:19 | última atualização em 18/10/2023 - 18:43

COMPARTILHE

Caarj inicia campanha em prol do ‘Outubro Rosa’ com atividades de conscientização na sede do TJRJ

Iniciativa visa alertar a população sobre a saúde e a autoestima da mulher

Biah Santiago





Como parte da campanha ‘Outubro Rosa’, a Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj) realizou nesta quarta-feira, dia 18, na sede do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), a primeira etapa das ações de conscientização e alerta sobre a prevenção ao câncer de mama. 

A iniciativa contou com cortes de cabelo gratuitos para quem desejasse participar, além de recolher mechas previamente cortadas, lenços e turbantes. Os donativos serão destinados às instituições de amparo às mulheres em fase de tratamento contra a doença. Na mesma ocasião, operadores do Direito e representantes da sociedade civil que frequentavam o local puderam aferir a pressão e a glicose. 

Presidente da Caarj, Marisa Gaudio ressaltou a relevância da parceria com o tribunal, que teve o objetivo de atingir o máximo de pessoas envolvidas no sistema de Justiça, não somente a advocacia, para propor reflexão sobre o tema.

“Como braço assistencial da Ordem, a Caixa se preocupa com questões de saúde, como o câncer de mama. Então, nesse mês de outubro, escolhido para tornar a pauta mais visível, nós sempre preparamos ações como esta”, contou Marisa. 


“A campanha serve para a sociedade refletir e engajar-se em atividades que vão auxiliar mulheres atingidas pela doença em um momento tão delicado. Este é o segundo ano da ação em parceria com o Tribunal de Justiça e conseguimos ampliar para atender o máximo de pessoas interessadas em participar”.



Responsável pelo setor organizador da ação, a diretora de Convênios da Caarj, Fernanda Mata evidencia o impacto social na vida das mulheres no combate ao câncer.

“São pequenas ações como essa que mudam a vida de muitas mulheres. Lutamos para que a saúde da mulher seja priorizada, especialmente quando ela enfrenta uma doença grave como o câncer de mama”, disse Fernanda.


“É importante ressaltar a necessidade do autocuidado e do exame precoce para detectar a doença em seu estágio inicial e que existe tratamento. Então, além de cortes de cabelo gratuitos e das arrecadações, o foco da Caarj é conscientizar a população”. 



Atos de generosidade marcaram a iniciativa com a doação de cabelo feita pelas pessoas que transitavam no local, como a funcionária do TJRJ Hanna Kely.

“Algo que diz muito sobre a autoestima da mulher é o cabelo. Então, em um momento tão frágil, acredito ser importante doar para alertar a sociedade. Conheci pessoas que foram atravessadas pela doença e com o uso da peruca, feita com os cabelos doados, conseguiram se manter mais firmes para enfrentar o câncer”, declarou Hanna.

Incentivando a participação do homem na campanha, o estagiário de Direito do tribunal João Pedro Izler entende que a parceria entre as entidades “consegue dar visibilidade a causas como essa”. Para ele, tais ações são relevantes para a implementação de políticas públicas que incentivem a prevenção e o tratamento.

Segundo a coordenadora de Assistência da Caixa, Lívia Schettino, o público demonstrou grande entusiasmo em participar da campanha, o que ocasionou até certo congestionamento na lista de espera. 

“Desde o início das atividades aqui no tribunal, às 10h da manhã, tivemos uma procura enorme para realizar as doações, que preencheu a nossa listagem de atendimentos. As pessoas se interessaram em não só fazer o corte, como também doaram lenços, mechas e turbantes”, explicou Lívia. 

A repercussão de mais uma edição da campanha do ‘Outubro Rosa’ foi destacada pela chefe de serviços da Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social  (SGSus) do TJRJ, Claudia Brogno. 


“A adesão à campanha desde o ano passado tem sido bastante significativa, com doações até depois da data e com fila de espera para os cortes de cabelo. A pretensão da Caarj e do TJ é de que no ano que vem seja possível ampliar as datas para atingir ainda mais pessoas”, avaliou Claudia.



“Vemos que a solidariedade tem sido o principal fator para o sucesso dessa campanha. A causa é nobre e precisa ser propagada para que mais mulheres com a doença, principalmente as de baixa renda, possam ter esses adereços de forma gratuita. É um orgulho para nós do tribunal fazer parte desta ação”.

Durante toda a semana e até o dia 25 de outubro, próxima quarta-feira, a Caarj receberá doações de mechas já cortadas e de lenços e turbantes. Os donativos deverão ser entregues na sede da Caixa de Assistência, localizada na Avenida Marechal Câmara, 150, no 2º andar do prédio da OABRJ.

Abrir WhatsApp