03/11/2022 - 17:19 | última atualização em 03/11/2022 - 17:37

COMPARTILHE

Caarj inaugura sala de amamentação na Central de Escritórios Digitais

Novo espaço procura aproximar mães advogadas do mercado de trabalho e atender às suas demandas

Paula Freitas


Em conjunto, a Caarj e a OABRJ inauguraram nesta quinta-feira, dia 3, uma nova sala de amamentação, desta vez na Central de Escritórios Digitais do Edifício Rodolpho De Paoli, localizada no Centro do Rio de Janeiro. A nova estrutura conta com cadeira de amamentação e fraldário, além de uma decoração lúdica para atender tanto às necessidades das mães, como também dos seus filhos.

Marcaram presença no evento o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira; a presidente da Caixa de Assistência da Advocacia no Rio de Janeiro, Marisa Gaudio; o tesoureiro da Seccional e presidente da Comissão de Prerrogativas, Marcello Oliveira; o tesoureiro da Caarj, Fred Mendes; e a diretora de Convênios da Caarj e conselheira seccional, Fernanda Mata.

Para Luciano Bandeira, é papel da Seccional viabilizar o exercício profissional das mulheres através da construção de espaços que acolham as suas demandas profissionais e pessoais.

“É uma obrigação da Ordem criar a estrutura necessária para que a advogada, seja na gravidez ou com filho pequeno, tenha condições de trabalhar e exercer a sua profissão. Então, a instituição deve proporcionar esses ambientes, como a Sala de Amamentação, para que a mãe possa, aqui mesmo, utilizar o Escritório Digital para peticionar, fazer reunião, julgamento, cuidar do seu filho e não ficar excluída do mercado”, afirmou o presidente da entidade.

Marisa Gaudio também refletiu sobre como mulheres são afastadas do mercado em decorrência da mentalidade de que a criação dos filhos é uma função feminina. A presidente da Caarj destacou, ainda, que a Sala de Amamentação tem como finalidade atender não só mães, mas também diversos modelos de família. 

“A Caixa, por ter como seu compromisso fazer uma gestão mais inclusiva com a advocacia, pensa principalmente na mulher advogada. Sabemos que quem fica mais com o filho são as mulheres. Não obstante, os homens também podem e devem usar este espaço se precisarem nos mesmos moldes, até porque não é só um ambiente para a amamentação, é um espaço para acolher a família”, frisou Gaudio.


A Central de Escritórios Digitais  funciona das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. Para utilizar o escritório, é necessário agendamento prévio, que pode ser feito pelo telefone (21) 2391-1464 ou por mensagem de WhatsApp para (21) 97130-0309.

Abrir WhatsApp