19/10/2022 - 14:58 | última atualização em 20/10/2022 - 19:35

COMPARTILHE

Caarj inaugura exposição sobre violência contra a mulher

Exibição desenvolvida pela curadora Isabela Francisco, com fotografias de Rosane Naylor, está aberta ao público

Paula Freitas


A exposição ‘Presenças Invisíveis’ da artista plástica Isabela Francisco foi inaugurada nesta quarta-feira, dia 19, no Salão Nobre Antônio Modesto da Silveira. As obras apresentadas retratam tentativas de feminicídio e a violência doméstica sofrida por diferentes mulheres, nomeadas em frases expostas na exposição. 

A iniciativa, promovida pela Caarj com apoio da OABRJ, traz registros de mulheres que, após serem submetidas a diferentes formas de violência, moram em abrigos de apoio. Isabela Francisco indicou como a exposição é capaz de traduzir o horror causado pela violência contra a mulher.

“Nós estamos assolados por tantos feminicídios, mas quando olhamos para determinadas obras, é chocante. Quanto mais gritos de indignação, melhor”, constatou a artista.


O evento contou com a participação da presidente da Caarj, Marisa Gaudio; da secretária-geral da Seccional, Mônica Alexandre; da presidente da Comissão OAB Mulher, Flávia Ribeiro; e do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Henrique Carlos Figueira.

As obras exibidas contam com títulos como ‘Coração partido’, ‘Despertar’ e ‘Renascimento’ e resumem o intuito da exposição. Para Marisa Gaudio, a arte tem um poder de traduzir e evidenciar a luta enfrentada por essas mulheres.

“A OABRJ e a Caarj tratam da pauta das mulheres há muito tempo, mas essa exposição retrata a questão da violência contra esse público de uma forma muito distinta. É diferente você ler um processo ou até ouvir ouvir o relato de uma mulher. É uma maneira que toca o coração e traz mais sensibilidade”, afirmou Gaudio.


A exposição permanece na sede da Seccional até o dia 9 de dezembro e está aberta ao público das 9h às 18h. Para denunciar qualquer tipo de violência contra a mulher, disque 180.

Abrir WhatsApp