26/09/2022 - 16:21 | última atualização em 29/09/2022 - 17:46

Caarj inaugura banheiros sem distinção de gênero

Ação promove a diversidade e respeito à identidade de gênero da população LGBTQIA+

Biah Santiago

Com o lema “A Caarj respeita a sua diversidade”, a Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj) inaugurou nesta segunda-feira, dia 26, uma nova diretriz para o uso dos banheiros da entidade, que, agora, passam a ser sem distinção de gênero.

Buscando abrigar a comunidade LGBTQIA + respeitando a diversidade, os banheiros terão acesso à escolha do usuário, que poderá utilizar o local de acordo com sua identidade de gênero. A medida faz parte da premissa da diversidade sexual implementada pelo Conselho Federal, replicada pela Caixa de Assistência no Rio de Janeiro.

Presidente da Caarj, Marisa Gaudio destacou que a ação faz parte de uma “obrigação dela como indivíduo e como instituição, pois se não fosse para produzir iniciativas como esta, de nada adiantaria ocupar esses espaços”.

“Acho muito importante inaugurarmos os banheiros dessa forma. A ideia não é original da Caarj, mas quando vemos coisas boas acontecendo e sendo feitas ao nosso redor, nós temos que adotar”, considerou Gaudio. “São nas pequenas coisas, que por muitas vezes as pessoas acham que não têm necessidade, é que vemos que tem sim a necessidade para a pessoa que ocupa esse lugar”.

Para Henrique Rabello, que ocupa os cargos de presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da Seccional e de coordenador do Grupo de Trabalho de Assistência à Comunidade LGBTQIA+ da Caarj, a ação fortalece a luta pelos direitos humanos da população LGBTQIA+ dentros das instituições.

“Promover o respeito à orientação sexual e identidade de gênero em uma ação da Caarj dentro da OABRJ é fundamental”, disse Rabello. “Alinhados com o trabalho da comissão que presido e do GT que coordeno, essa ação consolida o respeito aos direitos humanos LGBTQIA+, que sempre está presente nos eventos organizados por nós, e agora, será consolidado no nosso sistema institucional”.

Representando a OAB Nacional, a vice-presidente em exercício da Presidência da Comissão Nacional de Diversidade Sexual e de Gênero do Conselho Federal, Amanda Baliza, ressalta o compromisso de criar oportunidades e pautas voltadas para a comunidade LGBTQIA+.

“Respeito à identidade de gênero é primordial para que possamos continuar avançando nas pautas de direitos humanos LGBTQIA+”, frisou Baliza. “Fico muito feliz que a OABRJ e a Caarj estejam empenhadas nessa questão, que é muito importante para tentarmos progredir com o tema em todos os cantos do Brasil, sendo um exemplo para todas as seccionais”.

Estiveram presentes na inauguração os dirigentes da Caarj: a diretora de Convênios, Fernanda Mata; a chefe de gabinete, Rebeca Servaes; e o assessor da Presidência, Carlos André Vianna.