11/07/2008 - 16:06

Britto prega união por cidadania e direito de defesa

Do site do Conselho Federal

11/07/2008 - Uma conclamação aos advogados angolanos para que se unam num movimento em defesa da cidadania e da advocacia do país e do exterior - "frente ao crescimento da lógica autoritária segundo a qual para se combater o crime tudo é permitido, principalmente a revogação do direito de defesa" - foi a tônica da conferência do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, feita a estudantes, profissionais da advocacia e acadêmicos na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, em Luanda. O tema da conferência foi "A Advocacia, a Cidadania e o Poder Político".

Britto visita o país a convite do presidente da Ordem dos Advogados de Angola, bastonário Manuel Vicente Inglês, também presente à palestra. Inglês concordou com a proposta do presidente nacional da OAB e reforçou, na ocasião, o compromisso com a OAB e os demais países integrantes da União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP) de "buscar o fortalecimento das instituições do Estado democrático de Direito".

Britto fez ontem visita ao embaixador do Brasil em Angola, Afonso Cardoso, ocasião em que discutiram os termos de uma proposta de cooperação técnico-jurídica entre Brasil e este país africano. O acordo de cooperação leva em conta, principalmente, as crescentes relações comerciais entre os dois países e a participação de advogados brasileiros e angolanos na assistência e acompanhamento jurídico dos negócios bilaterais.

Hoje, o presidente nacional da OAB embarca à tarde para a vizinha Namíbia, país onde conferenciará com dirigentes da congênere Ordem dos Advogados e percorrerá algumas cidades. Na próxima segunda-feira (14), de volta a Luanda, Britto e o bastonário Manuel Vicente Inglês se encontrarão com o governador da Província de Benguela. Em seguida, farão visita às instalações do Conselho Provincial da Ordem dos Advogados de Angola em Benguela. Às 10h30 de segunda-feira, Britto dará entrevista coletiva e, às 12h, fará um conferência na sede da entidade em Benguela sob o tema "O Advogado e o Poder Político-Econômico no Brasil".