17/09/2009 - 16:06

Britto participa da posse do primeiro juiz com deficiência visual do Brasil

Do site do Conselho Federal

17/09/2009 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, participa às 17h desta quinta, 17, em Curitiba (PR) da sessão solene de posse de Ricardo Tadeu Marques da Fonseca como integrante do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná. Ricardo Marques é o único integrante do Ministério Público brasileiro portador de deficiência visual e agora chega ao TRT paranaense, sendo, também, o primeiro juiz com a deficiência a tomar posse no Brasil. A cerimônia será realizada no plenário do Tribunal e contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva..

O nome de Ricardo Marques da Fonseca foi o escolhido de uma lista tríplice apresentada pelo Tribunal.  Vítima de uma paralisia cerebral quando nasceu, o que provocou a perda parcial da visão, Fonseca ficou totalmente cego aos 23 anos, quando cursava o terceiro ano da faculdade de Direito.

Conseguiu se formar com apoio dos colegas e depois enfrentou dificuldades para conseguir o primeiro emprego. Chegou a ser reprovado, há 20 anos, no concurso para juiz do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, justamente por ser cego. Em seguida, passou no concurso para procurador do Trabalho.

Clique
aqui para acessar a página da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/RJ.