11/11/2009 - 16:06

Britto alerta para radicalismo nas eleições das seccionais

Do Jornal do Commercio

11/11/2009 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, fez ontem um alerta contra eventual radicalismo e excesso na corrida eleitoral para as 27 seccionais da entidade. O pleito começa a partir da próxima segunda-feira. Britto ressaltou a importância de os candidatos não darem margem à judicialização da campanha, não consentindo que radicalismos e excessos verbais prevaleçam sobre os objetivos superiores da instituição.

Nos próximos dias, os conselhos seccionais da OAB farão eleições em todo o País. Em seguida, teremos a eleição para o Conselho Federal. Serão oportunidades preciosas de mostrar à sociedade civil brasileira coerência entre discurso e prática. Não podemos, em hipótese alguma, reproduzir métodos que reprovamos nas eleições da política partidária, afirmou.

O alerta foi feito pelo presidente da OAB durante o encerramento da penúltima sessão do ano da entidade, realizada em Brasília.

Britto ressaltou que o que está em pauta é a escolha de propostas e não a criminalização de candidatos. O que todos almejam é o bem comum da instituição, que deve pairar acima de idiossincrasias e projetos pessoais, acrescentou Britto, que recebeu imediatamente o apoio unânime dos conselheiros federais presentes à sessão.

O presidente nacional da Ordem destacou que a eleição é o momento mais alto e significativo da democracia e que a OAB, que tem sua história de quase oito décadas marcada pela defesa intransigente desse sistema político, só pode exultar quando a ele é submetida, em todos os seus escalões.

Eleição é, e precisa ser, fator de união, não de desagregação. Portanto, não podemos permitir a judicialização da campanha, nem consentir que radicalismos e excessos verbais prevaleçam sobre os objetivos superiores de nossa instituição. Que estas eleições estejam à altura de nossas mais altas tradições é o que deseja e recomenda esta presidência, afirmou.

Exame

O Exame de Ordem tem novas regras. O Conselho Federal da OAB publicou ontem no Diário da Justiça o provimento número 136/2009, que estabelece novas normas e diretrizes para a aplicação da prova. O provimento, que traz um capítulo sobre a aplicação do exame de forma unificada, foi elaborado após exaustivos debates no plenário do Conselho Federal da entidade.

O documento estabelece como competência da Comissão Nacional de Exame de Ordem definir diretrizes gerais e de padronização básica da qualidade do exame, cabendo ao Conselho Seccional realizá-lo, em sua jurisdição territorial, podendo delegar a execução das provas, sob seu controle, às subseções ou às coordenadorias regionais criadas para esse fim.