29/04/2010 - 16:06

Brasil tem 8 milhões de armas legais

Do jornal O Dia

29/04/2010 - A Ong Instituto Sou da Paz divulgou ontem uma pesquisa que aponta a existência de mais de 8 milhões de armas circulando de forma legal no País. O estudo "Implementação do Estatuto do Desarmamento- do papel para a prática" avaliou o Estatuto do Desarmamento, que está em vigor desde dezembro de 2003.

O número considera armas de todas as polícias, de cidadãos, empresas de segurança privada, colecionadores, atiradores e caçadores, além das armazenadas pelo Poder Judiciário.

A pesquisa identificou alguns problemas, como a falta de articulação entre o Exército e a Polícia Federal e falhas no controle de armas de colecionadores e das empresas de segurança privada. A Ong estima que das 8 milhões de armas, cerca de 150 mil estão nas mãosde colecionadores e atiradores.

Esse número representa quase a metade do total do poder de fogo das Forças Armadas.

Segundo a Ong, cabe ao Exército fiscalizar não só as armas de colecionadores, como também das Polícias Militares e dos Bombeiros Militares. No entanto, essa prática "é falha", diz o relatório, pois só acontece duas vezes a cada dois anos.

O estudo mostra que o Estatuto do Desarmamento ajudou a reduzir a taxa de homicídios, que era de 28,9 por 100 mil habitantes em 2003 e passou para 25,2 por 100 mil em 2007, e ainda prevê controle rigoroso de todas as fases da circulação de armas e munições no Brasil.

O estudo foi realizado entre 2008 e 2009 com representantes do Exército e das polícias militares, civil e federal do Distrito Federal e de nove estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Ceará, Pernambuco e Pará.