11/10/2016 - 10:36 | última atualização em 11/10/2016 - 10:35

Beltrame deixa Secretaria de Segurança do Rio

jornal O Globo

O secretário estadual de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, entregou na tarde desta segunda-feira, dia 10, sua carta de demissão aos governadores Francisco Dornelles (interino) e Luiz Fernando Pezão (licenciado), conforme adiantou o clunista Ancelmo Gois. O subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da secretaria, Roberto de Sá, deverá assumir o cargo.

Beltrame, no entanto, ainda aguarda Dornelles e Pezão decidirem sobre sua saída. Embora os assessores neguem, ele passou a tarde com os governadores e entregou a carta de demissão. A decisão já havia sido tomada no fim de semana. Os episódios do Pavão-Pavaozinho só aceleraram sua saída. Beltrame pretendia fazer isso nesta terça-feira.

Roberto de Sá, seu possível sucessor, é natural de Barra do Piraí, no Vale do Paraíba. Em 2000, formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio). Sua carreira policial começou na Escola de Formação de Oficiais da Polícia Militar, em 1983, como cadete. Dois anos depois, foi nomeado aspirante a oficial. Em seguida, galgou todas as promoções até o posto de tenente-coronel, quando deixou a PM fluminense para ingressar na Polícia Federal.

Na PM, foi instrutor do Batalhão de Operações Especiais (Bope), de 1989 a 1992. Já na Polícia Federal, esteve à frente da Delegacia de Polícia Fazendária do Estado do Acre e participou, como chefe de Segurança Móvel, da escolta das 184 delegações estrangeiras presentes à Assembleia Geral da Interpol, realizada no Rio, em 2006.