12/04/2012 - 11:34

Beltrame admite: bandidos migraram para Niterói

O Globo

Durante uma inauguração no pacificado Morro da Providência, no Centro, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, admitiu, pela primeira vez, que vem ocorrendo uma migração de bandidos do Rio para Niterói, cujos habitantes vivem um momento de intranquilidade devido ao crescimento da violência urbana.

"Não existe uma informação técnica de que haja efetivamente migração. Claro que ela há, mas não é um dado mensurável, se é um, se são cem ou se são mil. Tivemos 472 prisões em Niterói e 32 do Rio. A migração pode até haver, mas é relativa. O que temos que fazer é atuar aqui, em Niterói e na Serra. Entendo que as coisas possam não estar muito bem, mas estão muito melhor do que estavam", afirmou o secretário.

Segundo Beltrame, ainda se referindo a Niterói, enquanto as UPPs não chegam são tomadas atitudes temporárias. "Está planejado. O que não podemos fazer é um movimento pirotécnico. Existe um plano e ele será cumprido", acrescentou.

Outra comunidade pacificada, o Morro da Mangueira teve ontem o policiamento reforçado. Isso porque o comércio local fechou as portas - o que ocorre pela primeira vez numa área com UPP - em sinal de luto pela morte do traficante Wagner da Silva Assunção, conhecido como Sargento. Ele é apontado como gerente do tráfico nos morros da Mangueira e do Tuiuti (outra região pacificada), onde o comércio também está com as portas fechadas.

De acordo com o comandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Mangueira, capitão Leonardo Nogueira, o efetivo não aumentou, apenas foi remanejado para garantir a segurança de moradores, após uma denúncia de que comerciantes deveriam fechar as lojas. O bandido teria sido morto, no último sábado, na Favela do Jacarezinho, durante operação de policiais do 3º BPM (Méier).

"O que houve foi que alguns comerciantes ligaram para a UPP dizendo que um motoqueiro passara avisando que o comércio deveria ser fechado em luto pela morte de um traficante, que era da Mangueira, e fugiu com a chegada da UPP", explicou Nogueira ao site G1.

Seis pessoas detidas na Mangueira e Cidade de Deus

Na Cidade de Deus, outra beneficiada com UPP, comerciantes também fecharam as portas em sinal de luto e por medo de represálias. Segundo o site G1, três pessoas foram detidas nessa comunidade de Jacarepaguá e levadas para a 32 ª DP (Tanque). Outras três também foram detidas no Morro da Mangueira. Nas duas comunidades, o tráfico era comandado pela mesma facção criminosa.

De acordo com informações da polícia, os três detidos na Cidade de Deus são jovens (um deles menor) e estavam incitando os moradores e comerciantes à desordem. Eles teriam sido denunciados por moradores da própria comunidade.

Já na Mangueira, as três pessoas foram detidas por desacato. A polícia informou, ontem à tarde, que o comércio começou a reabrir as portas no início da noite. No entanto, até à noite de ontem, os comerciantes da Cidade de Deus permaneciam com seus estabelecimentos fechados - mesmo aqueles instalados nas proximidades de uma cabine da PM.

De acordo com a UPP, o policiamento foi reforçado na comunidade. Os policiais estão agora apurando de onde partiram as ameaças contra os comerciantes.

O comandante da UPP da Mangueira explicou que remanejou o policiamento na comunidade para as ruas Visconde de Niterói, São Luiz Gonzaga e Capitão Felix, regiões onde há maior atividade comercial. Há informações de que a ordem para que o comércio fechasse as portas tenha partido de um morador do morro.
"A gente tem que ficar atento porque isso é ameaça e quem comete esse crime tem que ser preso", afirmou o comandante.