12/01/2016 - 11:23

Atual vice-presidente será candidato único ao comando da OAB

site G1

O atual vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, do Rio Grande do Sul, será candidato único ao comando do órgão pelos próximos três anos. A eleição será no próximo dia 31 de janeiro, com votação dos 81 conselheiros federais. Além de Lamachia, compõem a chapa única Luis Cláudio Chaves (MG) como vice-presidente; Felipe Sarmento (AL) como secretário-geral; Ibaneis Rocha (DF) como secretário-geral adjunto; e Antonio Oneildo Ferreira (RR) como diretor-tesoureiro, função que já ocupa na atual gestão. O prazo para candidaturas terminou no último dia 31 de dezembro e não foram registradas chapas concorrentes. O mandato começa no dia 1º de fevereiro e vai até 31 de janeiro de 2019.

Presidente da OAB-RS por duas vezes, Lamachia teve o apoio do atual presidente, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, e das 27 seccionais da OAB nos estados e Distrito Federal.

"A chapa única é reflexo da gestão compartilhada e participativa da OAB Nacional, que alcançou o apoio das 27 seccionais da Ordem, bem como da elevada capacidade de liderança do atual vice-presidente nacional da entidade e candidato a presidente", afirmou Marcus Vinicius em comunicado à imprensa. Nascido em Porto Alegre, Claudio Pacheco Prates Lamachia, 55 anos, se formou na PUC-RS e sempre exerceu a advocacia privada, especializado no direito administrativo.

Além de presidente da OAB-RS entre 2007 e 2012, presidiu também a Associação Nacional dos Advogados do Banco do Brasil, foi vice-presidente da Associação Americana de Juristas, membro do Conselho Fiscal do Sindicato dos Advogados do Rio Grande do Sul, ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto e presidente do Fórum dos Conselhos de Profissões Regulamentadas no RS.