27/11/2014 - 10:23 | última atualização em 27/11/2014 - 10:24

Ato por reforma política começará em instantes

redação da Tribuna do Advogado

A sede da Seccional será palco, nesta quinta-feira, dia 27, de ato organizado pela Coalizão em Defesa da Reforma Política Democrática, da qual a OAB é integrante. Entre as propostas, que precisam ser chanceladas por 1,5 milhão de pessoas, estão o fim do financiamento de empresas a campanhas eleitorais, a votação em duas etapas - partido e candidato - para cargos do legislativo, a paridade de gênero entre candidatos e o fortalecimento de mecanismos de democracia direta. O evento acontecerá a partir das 10h.

A iniciativa, capitaneada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pela Ordem, pelo Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE) e pela Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, conta com a adesão de mais de cem entidades.

O grupo viajará pelo país para conversar com a população sobre a importância do projeto. Até o momento, estão agendados atos em oito capitais: Campo Grande, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, São Luiz, Natal e Belém. Em cada cidade será realizado um grande encontro para debate do projeto e coleta de assinaturas a fim de viabilizar um projeto de lei de iniciativa popular para a reforma política.

Em cada cidade também será lançado o livro A OAB e a Reforma Política Democrática e serão estabelecidas metas de atuação nos estados, inclusive com a criação ou o fortalecimento de comitês.

No site criado pela coalizão, é possível imprimir o formulário de coleta de assinaturas, que precisa ser enviado pelos correios para ser validado. Estão disponíveis, também, o projeto de lei com a proposta da reforma, além de cartilha explicativa sobre as alterações pretendidas.