23/11/2018 - 18:25 | última atualização em 26/11/2018 - 14:40

COMPARTILHE

Ato público no TRT tratará de assédio moral em instituições bancárias

assessoria do TRT/RJ

O assédio moral no trabalho pode causar danos psicológicos irreversíveis. Nas instituições bancárias, esse é um tema real e os números, apesar de pouco conhecidos, são alarmantes. Pesquisa divulgada por especialista da Universidade de Brasília (UnB) já demonstrou que, pelo menos uma vez ao dia, um bancário tenta suicídio. Entre 1993 e 2005, a cada 20 dias, um deles chegou a tirar a própria vida. Com o intuito de aprofundar o debate sobre o tema e atuar efetivamente na prevenção, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) realizará, no dia 28, o ato público Assédio moral em instituições bancárias - Debater para avançar na prevenção. O evento tem o apoio da OAB/RJ, pela sua Comissão de Direito do Trabalho.

O ato acontecerá no auditório do TRT/RJ, localizado na Rua da Imprensa, s/nº, 4º andar, no Centro, das 13h às 16h15, e contará com a presença do pesquisador Roberto Heloani, que atua na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) e na Universidade de Nanterre (Sorbonne), de representantes de entidades patronais e laborais, como o diretor da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), Adauto Duarte; a presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, Adriana Nalesso, e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT/RJ), Fabio Goulart Villela.

O objetivo do ato público é tratar de ações afirmativas e propostas para enfrentamento desse problema de maneira agregadora. Trabalhadores e empresas, em conjunto, irão apresentar métodos e discutir acerca do tema, que será destrinchado pelo especialista. A ideia é que cada uma das instituições possa repensar o papel que pode desempenhar no combate e prevenção do assédio moral.

O evento é aberto a todos os interessados. Para participar, confirme sua presença no site do TRT/RJ (link acima).
Abrir WhatsApp