24/05/2013 - 10:03 | última atualização em 24/05/2013 - 10:11

Ato na OAB/RJ em defesa da Coppe e de institutos de tecnologia é hoje

redação da Tribuna do Advogado

A OAB/RJ vai realizar, nesta sexta-feira, dia 24, a partir das 10h, um ato público em defesa da pesquisa universitária no Brasil, com o objetivo de corrigir distorções jurídicas que ameaçam paralisar as atividades de ciência e tecnologia nas instituições de ensino superior no país, como o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ). O ato será no salão nobre da Seccional.

Cartilha editada pela CGU vem criando obstáculos para investimentos em projetos de pesquisa
Segundo a Coope, o desenvolvimento da pesquisa científica vem sendo ameaçado em função da cartilha Coletânea de Entendimentos: gestão de recursos das instituições federais de ensino superior e dos institutos que compõem a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, editada em 2013 pela Controladoria Geral da União (CGU). Alguns itens da cartilha teriam criado obstáculos para o investimento de empresas privadas e públicas nas instituições de pesquisa, e já existem projetos de pesquisa interrompidos por falta de recursos.

"Contratos estão sendo interrompidos, a nosso ver, por uma interpretação equivocada da Controladoria Geral da União. Por conta de indefinições no marco legal do investimento em ciência no país, atividades tão importantes para a sociedade brasileira como as da Coppe e seus laboratórios estão prestes a ser paralisadas", criticou o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz.

A realização do ato foi decidida em uma reunião entre o presidente Felipe Santa Cruz e o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, o diretor de Tecnologia e Inovação do instituto, Segen Estefen, e também o superintendente da Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec), Fernando Peregrino. Fundada em 1963, a Coppe ajudou a criar a pós-graduação no Brasil.