24/09/2008 - 16:06

Associação Nacional dos Procuradores da República pede ao Conselho Federal novo relator no caso Dantas

Da Folha de S. Paulo

24/09/2008 - A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) pediu à Ordem dos Advogados do Brasil que indique um "relator imparcial" para julgar a representação da entidade contra Nélio Machado, advogado do banqueiro Daniel Dantas.

Para a entidade, o conselheiro da OAB Alberto Toron, que absolveu o colega, não tem isenção por ser amigo e advogado de Machado.

A associação quer que Machado responda a processo disciplinar por ter declarado que o procurador da República Rodrigo de Grandis, agiu com má-fé ao pedir o bloqueio de um fundo de invest 560 imento de Daniel Dantas, que é investigado pela Polícia Federal acusado de ter cometido crimes financeiros.

Foi com base no relatório de Alberto Toron, que defendeu a declaração de Machado, que o presidente da OAB, Cézar Britto, determinou o arquivamento do caso.