20/02/2008 - 16:06

Associação Comercial do Rio homenageia ministro Menezes Direito do STF

20/02/2008 - Ás vésperas de comemorar seu bicentenário (2009), a Associação Comercial do Rio de Janeiro prestará uma homenagem ao ministro do STF, Carlos Alberto Menezes Direito, nesta sexta-feira, 22 de fevereiro, a partir das 12h30min, em sua sede. O ministro receberá o Diploma Visconde de Mauá, durante o Almoço do Empresário, evento promovido pela ACRJ, que reúne personalidades do mundo empresarial e da política para discutir os principais temas do cenário econômico brasileiro e internacional.

Menezes Direito passou a integrar o STF em setembro passado, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir a vaga do ministro José Paulo Sepúlveda Pertence, que se aposentou. Natural de Belém, Pará, formou-se em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), tornando-se, mais tarde, professor titular do Departamento de Ciências Jurídicas da instituição. Até ser empossado no STF, atuou como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por onze anos e, antes, como desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, entre 1988 e 1996. Ocupou vários cargos públicos, entre eles o de presidente da Casa da Moeda do Brasil, no biênio 1985/1987, e secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, nos anos de 1987 e 88.

No Estado do Rio de Janeiro, o ministro foi, ainda, chefe do gabinete do prefeito da capital, Israel Klabin, nos anos de 1979 e 1980, tendo exercido o cargo de prefeito em três oportunidades, e membro do Conselho da Sociedade Civil mantenedora da PUC-RJ, representando o então Cardeal Arcebispo D. Eugênio Salles. O ministro também presidiu a Fundação de Artes do Rio de Janeiro e foi membro do Conselho Estadual de Cultura do Estado.

Na ACRJ, o conselho empresarial de Assuntos Jurídicos e Tributários vem acompanhando as transformações sofridas na sociedade comercial do Estado do Rio de Janeiro e, em especial, as constantes mudanças ocorridas no ordenamento jurídico brasileiro. Funciona também na ACRJ o Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), uma parceria com a Firjan e a Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização - Fenaseg.

Entre as presenças já confirmadas no evento estão: o presidente da Alerj, Jorge Picciani; o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador José Carlos Murta Ribeiro; os ex-presidentes do TJ-RJ, Antonio Carlos Amorim, Miguel Pachá e José Lisboa da Gama Malcher; o desembargador Guaraci Vianna; o presidente do Tribunal de Contas do Município, Thiers Montebello; o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/RJ, Lauro Schuch; o ex-prefeito Israel Klabin; e o presidente da Academia Brasileira de Letras, Cícero Sandroni, entre outras autoridades.

O Almoço do Empresário da ACRJ (Rua da Candelária 9/14º andar, Centro) é aberto aos sócios da instituição e também ao público em geral. Informações e reservas pelos tels.: 2514-1206/1280. Sócios pagam R$ 50. Não sócios pagam R$ 70.