23/11/2016 - 10:56 | última atualização em 23/11/2016 - 10:55

COMPARTILHE

Assembleia do Rio descarta 9 medidas de pacote de Pezão

jornal Folha de S. Paulo

Pressionados pelas seguidas manifestações de servidores na porta do prédio da Alerj, no centro do Rio, deputados analisam as medidas propostas pelo governador Luiz Fernando Pezão (PMDB). Os parlamentares ainda estão na fase de análise e sugestão de emendas. O pacote só deve ser votado em dezembro.
 
Nesta terça, dia 22, quatro projetos deixaram a pauta de análise. Eles dizem respeito à extinção de autarquias e institutos estaduais. Na sexta, três projetos sobre o tema também haviam sido retirados de pauta. Segundo a mesa diretora da Alerj, eles ainda podem voltar à votação, mas só em 2017.
 
Entre os sete projetos derrubados, ainda que momentaneamente, está o que extingue a Fundação Leão 13, de apoio a menores de idade, e o Iaserj, o Instituto de Assistência ao Servidor Público.
 
Além das sete medidas, outras duas já saíram de pauta, sem previsão para voltar. É o caso do projeto que eleva para 30% a contribuição previdenciária de aposentados que ganhem menos que R$ 5.100. O Legislativo devolveu a proposta ao Executivo. Pezão já declarou que desistiu dela.
 
Servidores fizeram mais um protesto na porta da Alerj nesta terça. Não houve violência. O Tribunal de Justiça arrestou mais uma vez as contas do governo para pagar salário de servidores em atraso, desta vez no valor de R$ 41 milhões. 
Abrir WhatsApp