16/10/2018 - 16:38 | última atualização em 16/10/2018 - 17:00

COMPARTILHE

Armadilhas para o consumidor no mercado de seguros pauta debate

redação da Tribuna do Advogado

          Foto: Eduardo Sarmento  |   Clique para ampliar
 
Clara Passi
O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/RJ, Eduardo Biondi, abriu a palestra Violações dos direitos do consumidor no mercado de seguro, na sede da entidade, na segunda-feira, dia 15.  Betina Longaray Delamare presidiu a mesa, enquanto a exposição do tema ficou a cargo de William Lima Rocha. Os advogados também integram o grupo da Seccional. A transmissão do evento está disponível na página da Ordem no Youtube. “Falar de questões inerentes a seguros é falar da vida do consumidor em si, enquanto pessoa, que age dentro de uma sociedade moderna”, disse Biondi.
 
Delamare ressaltou a importância do assunto dada a disseminação deste mercado. Contrata-se seguro de saúde, carro, casa, vida, celular, entre outros. “Estamos acostumados àquela contratação de seguro completo. Mas há a letra miúda. Quando o consumidor acha que vai ter um deferimento para um pleito, acaba se frustrando”, ressaltou ela. “Esse tema tem que ser melhor abrangido, principalmente no TJRJ”.
 
Rocha listou, de forma ampla e detalhada, as “pegadinhas” com que o consumidor se depara. “Os especialistas advertem para o fato de que a mitigação do valor do prêmio pode acarretar um baita prejuízo que só será descoberto quando se entra em juízo”, afirmou o especialista. “Agora, com a economia compartilhada e as novas tecnologias, as pessoas estão optando por seguros oferecidos por cooperativas que não têm autorização da Susep, atraídos pela facilidade e pelo preço”.
 
O Código do Consumidor, no Artigo 39, inciso 8º, estabelece, no entanto, que é pratica abusiva colocar no mercado produtos em desacordo com normas oficiais. “O contratante acaba ficando sem o lacre de segurança da Susep para garantir o respeito às normas”.  O advogado falou também dos problemas causados pela omissão ou prestação incorreta de informações na contratação, por vezes induzido pelo corretor. Ao final, houve espaço também para perguntas da plateia. 
Abrir WhatsApp