17/02/2016 - 17:19 | última atualização em 22/02/2016 - 15:43

COMPARTILHE

Arbitragem internacional é tema de abertura do IV Rio Pré-Moot

redação da Tribuna do Advogado

A abertura do IV Rio Pré-Moot aconteceu nesta terça-feira, dia 16, na Seccional, e reuniu especialistas em arbitragem que abordaram, em dois painéis, questões práticas sobre como advogar na arbitragem internacional e explicaram o caso que será simulado no Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot (Viz Moot), uma das principais competições de arbitragem internacional de comércio do mundo. O Rio Pré-Moot é um evento de preparação para o Viz Moot, que será realizado em Viena, na Áustria, e que reúne atualmente mais de 300 faculdades.
 
No primeiro painel, além da apresentação do caso, foi destacada a experiência de estar na competição e as diferenças culturais entre a forma de advogar em diferentes países. Neste ano, será tratada uma condenação de perdas e danos, envolvendo um contrato de compra e venda de vinhos.
 
Na segunda parte do evento, o presidente da Comissão de Arbitragem da OAB/RJ, Joaquim Muniz, explicou que a palestra trataria sobre questões comportamentais dos advogados na arbitragem. “Muito do que falamos hoje vai além do Direito Material ou Processual. É sobre como um advogado deve se comportar. Talvez um grande vazio que a gente tenha na educação jurídica no Brasil na faculdade é [esse entendimento sobre] como o advogado deve se comportar em uma audiência ou ao elaborar uma peça; como se comportar diante de um juiz ou outra autoridade. Isso não se aprende na faculdade. E a OAB tem a obrigação de preencher a lacuna”.
 
Segundo ele, as competições de arbitragem auxiliam neste sentido, já que colocam os advogados em simulação, enfrentando questões complexas e tendo a oportunidade de falar perante grandes juristas.
 
A palestra foi transmitida ao vivo pela TV OAB e está disponível, na íntegra, no canal da OAB/RJ no YouTube. 
Abrir WhatsApp