20/06/2008 - 16:06

Após visitas à Providência, Britto defende saída imediata do Exército

Do site do Conselho Federal

20/06/2008 - Ao fazer hoje (20) um balanço da série de visitas feitas à comunidade do Morro da Providência, à 4ª delegacia de Polícia e ao Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, disse estar convencido de que é urgente a retirada do local dos militares do Exército. "Isso diante das severas críticas que a comunidade fez sobre a atuação dos militares desde o primeiro dia em que se estabeleceram no morro, para atuarem no projeto Cimento Social". Britto também defendeu que o governo federal não envie tropas da Força Nacional ao morro.

Durante a visita à comunidade, na praça do Morro da Providência, os familiares e amigos dos três jovens mortos no último sábado - após terem sido "entregues" por militares do Exército a traficantes do morro da Mineira - fizeram duras críticas à presença do Exército. "Todos pediram a saída dos militares o mais rápido possível". O presidente nacional da OAB já tinha se manifestado neste sentido anteriormente e, depois dos relatos ouvidos, não vê nenhuma necessidade da presença dos militares no local.

Britto realizou as visitas porque foi convidado a fazer parte da Comissão designada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República para apurar e acompanhar as investigações sobre o envolvimento de soldados na morte dos três jovens. O ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial, coordenou as atividades.